11.27.2014

Dia Nacional de Combate ao Câncer: doença é hereditária? Veja mitos e verdades

Principais dúvidas sobre a doença e os casos mais incidentes no Brasil
Estima-se que em 2014 e 2015, o Brasil terá 576 mil novos casos de câncer, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer). No mundo, houve um aumento de 20% na incidência da doença na última década. Até 2030, são esperados mais 27 milhões de novos casos.

De acordo com o presidente da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), Evanius Wiermann, o câncer deverá ser a doença que mais matará no mundo em pouco mais de uma década. Segundo ele, o aumento no número de casos é reflexo do envelhecimento da população.

— O câncer atinge, principalmente os idosos, e com o aumento da expectativa de vida no Brasil, acabamos tendo mais diagnósticos. Aliado a isso, temos o aumento da população como um todo, afinal, quanto mais pessoas, o número de casos tende a aumentar.

Apesar de os números serem considerados alarmantes e a doença ainda estar associada a "sentença de morte", o especialista pondera que com os novos tratamentos e tecnologias, essa relação tende a ser desconstruída aos poucos.

— Com as novas pesquisas e o desenvolvimento de novas drogas, cada dia mais vemos que os pacientes estão vivendo mais e com uma maior qualidade de vida. Temos o preceito na oncologia de que um medicamento só pode ser utilizado se for trazer mais benefícios do que malefícios ao paciente.

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, lembrado nesta quinta-feira 

(27- nov.)

Mitos e Verdades

  • Equipe Oncoguia

A palavra 'câncer' ainda assusta muita gente, isto porque ainda existem muitas ideias erradas sobre a doença e, infelizmente, a maioria das pessoas ainda pensa que câncer é sinônimo de morte. 
A palavra câncer tem origem latina e significa, literalmente, caranguejo. Tem esse nome, pois as células doentes atacam e se infiltram nas células sadias como se fossem os tentáculos de um caranguejo.
Até hoje há pessoas que evitam pronunciar a palavra 'câncer' e atribuem à doença alguns apelidos. Isso nos mostra que a palavra já traz, em si, diversos mitos que precisam ser desconstruídos.
Muitas vezes uma má interpretação de fatos relacionados ao câncer ou uma generalização de um caso isolado da doença acabam tornando ideias errôneas em verdades absolutas. Isso deve mudar! Mas como? Com informação! 
Nessa seção você encontrará os mitos e as verdades sobre o câncer! Leia com atenção e quebre as barreiras e o preconceito em relação à doença.




Nenhum comentário: