11.04.2015

Já tive mau hálito: 10 dicas de quem se curou do problema

"A minha vida conjugal melhorou muito, o meu marido voltou a me beijar”

Foi o marido de Maria do Rosário Santos que lhe disse que ela tinha halitose. “É muito constrangedor ter mau hálito e isto estava atrapalhando a minha vida conjugal, social e profissional. Eu tinha muita insegurança ao conversar com as pessoas”, conta.
A partir daí, ela decidiu procurar tratamento, mas a busca não foi fácil. “Procurei profissionais que não sabiam como tratar a halitose, pois não sabia que existiam pessoas especializadas neste assunto. Fiz diversos exames em vão (endoscopia, fibronaso e exames de sangue) e perdi 5 anos buscando as causas do problema e fazendo tratamentos inadequados que não resolveram o mau hálito”, diz Maria do Rosário.
Mas, uma vez que encontrou o profissional adequado, os resultados foram rápidos. Em 30 dias seu hálito já estava normal. “Sou uma pessoa muito mais feliz, alegre e minha autoestima aumentou com o tratamento. A minha vida conjugal melhorou muito, o meu marido voltou a me beijar”.
É bom lembrar que existe tratamento para o mau hálito, desde que as causas sejam identificadas e a pessoa siga todo o tratamento corretamente. “A forma mais segura é marcar uma consulta com um profissional especializado no tratamento da halitose. Existem aparelhos que medem o mau hálito e mostram de onde está vindo”, diz Jacqueline Chaves Duarte, da Clínica Hálitopuro.
Depois de 5 anos atrás da solução para seu mau hálito, mulher consegue ajuda com profissionais especializados
Depois de 5 anos atrás da solução para seu mau hálito, mulher consegue ajuda com profissionais especializados
Foto: Serg Zastavkin
10 dicas para quem tem o problema e quer se livrar dele
1. Beba água.
2. Faça atividade física aeróbica.
3. Faça uma visita ao dentista e limpeza dental a cada 6 meses.
4. Faça a limpeza da língua com o raspador de língua.
5. Use enxaguantes bucais recomendados pelo dentista.
6. Evite o consumo de alimentos ricos em enxofre: alho, cebola, brócolis, couve, couve-flor, alcachofra e couve de Bruxelas.
7. O seu intestino deve funcionar todos os dias.
8. Faça uso diário do fio dental.
9. Procure se alimentar a cada 3 ou 4 horas, evitando longos períodos em jejum.
Dia Nacional do Combate ao Mau Hálito
Dia 22 de setembro é o Dia Nacional do Combate ao Mau Hálito. Criada pela Associação Brasileira de Halitose (ABHA), a data traz informações a respeito da doença que prejudica, tanto a saúde, quanto a vida social das pessoas. Hoje, a entidade está promovendo palestras gratuitas sobre o tema em 17 estados do país.

Nenhum comentário: