11.05.2015

Produtos orgânicos

Por que os alimentos orgânicos fazem tanto sucesso?
Os produtos orgânicos, além de auxiliarem o meio ambiente, já que são isentos de qualquer tipo de adubo químico, pesticidas ou demais produtos tóxicos, favorecem o organismo, oferecendo alimentos mais naturais, saudáveis, e com maior quantidade de nutrientes, vitaminas, minerais, etc. 


Ajudar a salvar o planeta é mais fácil do que você imagina. Pode até ser meio clichê, mas sim, se todos tomarem pequenas atitudes, a saúde da humanidade agora e até das próximas gerações pode melhorar. Nunca é tarde demais para começar a se preocupar com o bem estar da sociedade, e muitos estão descobrindo isso e colocando em prática esses cuidados. Talvez seja por isso que esteja tão em voga falar sobre assuntos como o vegetarianismo, mobilidade social, emissão de gases, efeito estufa, alimentos orgânicos, etc.

Segundo dados, a produção de alimentos orgânicos no Brasil cresceu mais de 20% em 2013 em comparação com o ano anterior. Esse número é só uma das provas de como o brasileiro está cada vez mais consciente de que precisa cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo em que se alimenta melhor, deixando de lado os produtos com agrotóxicos e os enlatados, mesmo que isso signifique pagar mais caro pelo que se come.

Segundo a engenheira agrônoma Carol Chab, para ser caracterizado como orgânico, o produto precisa englobar cinco práticas, que são ressaltadas pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA): “é preciso que o solo seja enriquecido naturalmente, sem receber agrotóxicos, pesticidas ou adubos químicos; que não sejam utilizadas sementes transgênicas; que, se tratando de animais, eles sejam criados livres, sem hormônios de crescimento ou anabolizantes; que os trabalhadores tenham seus direitos preservados; e que haja um cuidado com a disposição do lixo. Resumidamente, é preciso que os recursos naturais sejam manejados de forma harmoniosa, garantindo a saúde daqueles que consomem os produtos e também de todo o ambiente em questão”, pontua.

A especialista comenta que os produtos orgânicos, além de auxiliarem o meio ambiente, já que são isentos de qualquer tipo de adubo químico, pesticidas ou demais produtos tóxicos, favorecem o organismo, oferecendo alimentos mais naturais, saudáveis, e com maior quantidade de nutrientes, vitaminas, minerais, etc. “É claro que os produtos químicos utilizados hoje em dia são muito melhores do que os que eram usados antigamente, fazendo com que o alimento consiga preservar boa parte de suas propriedades energéticas. Mas um alimento cultivado de forma natural continua sendo a melhor opção para a saúde e para o meio ambiente”, explica Carol.

Não é a toa que muitas pessoas estão optando por pagar mais caro pelos alimentos orgânicos. Alguns dizem até que o sabor muda quando trata-se de um alimento livre de agrotóxicos, enquanto outros não sentem essa mudança no paladar, mas acreditam no bem que o alimento pode fazer para o seu próprio organismo e para o mundo.

Nenhum comentário: