1.06.2016

Países investigam se Coreia do Norte fez teste com bomba de hidrogênio

Edição do dia 06/01/2016
06/01/2016 1

Japão diz que não detectou sinais de radiação.
ONU convocou reunião de emergência após anúncio do teste.

Márcio Gomes e Alan SeverianoTóquio e Nova York

A Coreia do Norte anunciou que fez testes com uma bomba de hidrogênio, a mais poderosa do planeta. A comunidade internacional reagiu e procura saber se, de fato, o teste aconteceu ou se foi uma tentativa de demonstração de força da ditadura coreana. Já se sabe que ocorreram tremores na região, e que eles podem ter sido provocados por uma explosão. Mas o Japão não detectou sinais de radiação.
Os norte-coreanos sofrem sanções internacionais, coordenadas pelas Nações Unidas, mas nada parece deter o regime do ditador Kim Jong Un. A reação veio rápido, de todo o mundo, com vários líderes pedindo novas punições do conselho de segurança da ONU.O teste teria sido por volta das 10h, hora local. O primeiro sinal de que algo aconteceu veio do alerta para terremotos. Tremores foram registrados por equipamentos no Japão e nos Estados Unidos. Uma magnitude de 5,1.  O local do teste foi a cerca de 600 km da capital, Pyongyang. Punggye-ri fica no nordeste do país e é local de uma das instalações nucleares da Coreia do Norte.

A bomba de hidrogênio é mais poderosa do que as nucleares já usadas em outros três testes realizados pela Coreia do Norte e capaz de ser instalada num míssil com poder de atingir os países vizinhos e até mesmo os Estados Unidos.
O ministro das relações exteriores do Japão, Fumio Kishida, afirmou que o teste é "uma ameaça à paz e à estabilidade no mundo". Na Coreia do Sul, a presidente Park Qyun Hye usou o termo "provocação" e disse que "os norte-coreanos terão que pagar um preço por esse teste".
Na China, uma das poucas parceiras da Coreia do Norte, a porta-voz do Ministério das Relações exteriores disse que o país não foi avisado oficialmente sobre a explosão, mas que Pequim se opõe firmemente ao teste e vai trabalhar para desnuclearizar a península coreana.

Ainda pode levar dias para se confirmar que tipo de bomba foi detonada na Coreia do Norte, mas a possibilidade de ser uma bomba H e o desrespeito às sanções já foram suficientes para deixar o mundo em alerta sobre o que mais pode vir do país mais fechado do mundo.

ONU
Logo depois do anúncio da Coreia do Norte, o ONU convocou uma reunião de emergência, em Nova York.
Estados unidos e Japão pediram uma reunião de emergência do conselho de segurança da ONU, em Nova York. O conselho já tinha proibido os norte-coreanos de fazer testes nucleares. Os cinco países com poder de veto, China, Rússia, Estados Unidos, França e Reino Unido condenaram a explosão de hoje.
Novas sanções podem agravar a já debilitada economia da Coreia do Norte, que é uma ditadura com governo totalitário. O estado, e mais especificamente o ditador Kim Jong-Un, controla a vida de todo mundo.
A comunidade internacional tem sérias dúvidas sobre o tipo de bomba que explodiu porque o terremoto foi bem menor do que uma bomba de hidrogênio convencional produziria. Os cientistas dizem que pode ter sido a explosão de uma espécie de bomba atômica comum, reforçada com hidrogênio.

Ninguém sabe o tamanho do arsenal nuclear da Coreia do Norte, que usa a bomba como instrumento de barganha para ameaçar principalmente os Estados Unidos. A explosão de hoje foi descrita pelo ditador como uma forma de começar o ano mostrando ao mundo o poderio nuclear.

Nenhum comentário: