4.12.2010

Dúvidas na gravidez



12 de abril de 2010

1. Posso usar laxante?
Melhor evitar. Os laxantes que provocam contração intestinal podem, também, provocar contração uterina. Prefira substâncias que aumentam o bolo fecal, sem causar contrações, como ameixa e tamarindo.

2. Posso usar adoçante?
Sim, desde que sejam respeitadas as doses máximas diárias. Entretanto, stévia pura ou com xilintol, é uma solução mais natural.

3. Posso tomar refrigerante diet?
Os refrigerantes retiram diversos minerais do organismo, como cálcio, magnésio e selênio e o adoçante interfere com vitaminas e outros nutrientes. O uso eventual (uma ou duas vezes por semana) é uma opção mais segura.

4. Por que meus cabelos estão caindo?
Podem ser várias as causas: falha na alimentação (excesso de carboidrato, gordura, açúcares, farinhas); carência de vegetais, (principalmente crus); carência hormonal ou problemas na tireóide.

5. Tomo pouquíssima água. É prejudicial?
Sim, os rins sofrerão uma grande sobrecarga. Como conseqüência, você pode ter infecções e até cálculos renais. São recomendados, no mínimo, seis copos por dia.

6. Tenho muitos gases. Como resolver esse problema?
Evite ficar sentada durante muitas horas, pois isso acarreta a formação de gases. Diminua o açúcar, doces, massas, pão, bebidas gasosas e derivados do leite, principalmente à noite.

7. Como evitar o aparecimento de estrias?
Evite engordar muito. Dez a doze quilos, no máximo. Não fume e use óleos a base de uréia, aloe vera e amêndoas, nos seios, quadris e abdômen.

8. Dores nas costas no final da gravidez. É normal?
Afaste a possibilidade de infecção urinária e/ou renal. Certifique-se ainda de que não se trata de ameaça de parto prematuro. Eliminadas estas possibilidades, veja se não está adotando uma postura errada, forçando a musculatura dorsal. De qualquer forma, consulte seu médico.

9. Estou na 40ª semana e quero ter parto normal. Quantos dias posso esperar?
Depende do funcionamento da placenta. Se estiver tudo bem, pode esperar um, dois ou mais dias. Um dos exames possíveis para se avaliar o funcionamento placentário é a cardiotocografia basal.

10. Não tenho vontade de ter relações sexuais. É normal?
Sim, é muito comum e pode perdurar por alguns meses após o parto. A tendência é que tudo volte, com o tempo, ao normal.

11. Posso fazer exame de toque no terceiro mês de gravidez?
Sim, desde que seja feito com cuidado.

12. Posso trabalhar em pé durante muitas horas?
Depende da evolução da sua gravidez. Quanto maior o esforço físico, maior a possibilidade de contração uterina, que pode provocar aborto ou parto prematuro.

13. No parto normal, o que acontece se o bebê estiver com cordão umbilical enrolado no pescoço?
Só terá problemas se, à medida que o bebê descer pela bacia, o cordão começar a apertar. Normalmente, no início desse processo, o obstetra - pela variação dos batimentos cardíacos – indica a cesariana.

14. Não suporto leite. Como substituir este alimento tão rico em cálcio?
Tente o leite de soja e consuma bastante agrião, couve, rúcula, espinafre e caroço de abóbora torrado, que é, também, rico em ferro.

15. É normal ter secreção vaginal?
Se for esbranquiçada, sem cheiro ou prurido (coceira) é normal. Caso tenha outras características pode ser uma infecção e precisa ser tratada.

16. Estou grávida e menstruo. Isso é possível?
O sangramento, possível numa gravidez, não é menstruação. As características são diferentes: dura menos dias, o fluxo é menor e o sangue é mais escuro.

17. Posso ter parto normal depois de uma cesariana?
Sim, principalmente se a indicação da cesariana não foi por falta de dilatação do colo do útero. Na tentativa de parto normal, é preciso muito cuidado para que o útero – fragilizado pela cicatriz da cesariana – não se rompa.

18. Como evitar a azia?
Tente comer várias vezes, em pequenas quantidades. Evite cafeína (café e mate), chocolate, frituras, frutas cítricas, condimentos fortes e água gasosa ou refrigerante.

19. Miomas podem crescer durante a gravidez?
Sim, podem e por isso devem ser monitorados pela ultra-sonografia. Miomas não prejudicam diretamente o bebê, mas sua presença pode trazer um risco maior de sangramento, parto prematuro, deslocamento da placenta e ruptura da bolsa.

20. Câimbras e pés inchados. O que fazer?
Tome bastante água de coco, rica em cálcio e potássio. Para melhorar o inchaço dos pés, diminua o sal da comida e, sempre que puder, ponhas os pés para cima.

21. Fumar prejudica o desenvolvimento do feto?
Sim. O cigarro prejudica o crescimento do feto, gerando crianças pequenas e mais frágeis, tanto do ponto de vista físico, como intelectual.

Fonte: www.gestantesonline.com.br

Nenhum comentário: