webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br
4.16.2010
Medicamento(Tamiflu)contra gripe suína, de graça na Farmácia Popular
Unidades da Farmácia Popular já estão oferecendo genérico do Tamiflu. Receita médica precisa ser apresentada e será retida
O Ministério da Saúde anunciou ontem que a Farmácia Popular vai oferecer gratuitamente o oseltamivir (genérico do Tamiflu), remédio usado no tratamento da gripe suína. A partir de hoje, quem for a uma das 530 unidades com identidade e prescrição do medicamento emitida por médico da rede pública ou privada poderá retirar o medicamento. A receita tem validade de 5 dias e ficará retida na loja.
“A receita é fundamental para evitar a automedicação, a corrida às farmácias e a venda de forma indiscriminada”, justifica o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Júnior.
Ele ressaltou que a quantidade disponível — 2 milhões de medicamentos — será suficiente para atender à demanda. “Não vai faltar remédio para a população. O Farmácia Popular é só mais uma das portas de acesso ao medicamento contra a nova gripe”, disse.
O oseltamivir também poderá ser encontrado em postos e hospitais definidos pelas secretarias estaduais de Saúde. Para 2010, o Ministério tem estoque de 21,9 milhões de tratamentos adultos e pediátricos.
Entretanto, é importante ficar atento. O medicamento não é indicado para qualquer caso. Segundo o órgão, o oseltamivir deve ser utilizado em pacientes com quadro de doença respiratória grave, cujo início dos sintomas tenha ocorrido no período de 48 horas.
80% DE CRIANÇAS VACINADAS
A melhor forma de combater a gripe suína ainda é a vacina, disponível nos postos até o dia 23 para crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas (menos idosos acima de 60 anos) e adultos saudáveis entre 20 e 29.
Ontem, o Ministério da Saúde comemorou os resultados da imunização infantil, que finalmente atingiu a meta de 80%. Até quarta-feira, foram 68% das crianças vacinadas no estado do Rio, contra 82% no Brasil. A próxima etapa da campanha começa dia 24 e vai imunizar idosos. A partir do dia 10 de maio, será a vez de adultos entre 30 e 39 anos.
Quem estiver fora do público priorizado pelo ministério também já pode se imunizar. Alguns laboratórios particulares do Rio começaram hoje a oferecer a vacina. O preço final varia de R$ 100 a R$ 150.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário