4.14.2010

Por que os cabelos caem



Clima ameno, banho quente, deficiência de ferro e estresse são algumas das causas da queda de cabelo

Você já ouviu falar que a queda de cabelo tem a ver com a mudança da estação? Pois é, e é nesta época que o estímulo da queda do cabelo fica mais evidente.

No entanto, segundo os especialistas, é normal a queda de cerca de cem fios de cabelos todos os dias. Com o outono e depois o inverno, a tendência é que a queda aumente.

Com o clima mais ameno, as pessoas tendem a tomar banhos mais quentes, o que ocasiona a oleosidade do couro cabeludo, provocando caspa, mais queda e coceira. O ideal é que a lavagem do cabelo seja bem feita.

“Os cabelos apresentam duas funções muito importantes, que podemos dividir em função fisiológica e função estética.

A perda dos cabelos afeta diretamente o psicológico do ser humano, causando uma baixa autoestima e, muitas vezes, pode até causar depressão.

Com isto, os cuidados devem ser diários e em qualquer suspeita de algo errado em relação à queda, o ideal é procurar um dermatologista”.

Vale lembrar que são diversas as causas da queda de cabelo.

Pode ser desde uma inflamação do couro cabeludo, deficiência de ferro no organismo, estresse e até mesmo o uso de produtos químicos.

Uma das formas de prevenção das quedas é ter cuidado especial na alimentação, evitando alimentos gordurosos ou mesmo as dietas rigorosas.

Quando os cabelos caem praticamente inteiros.

Geralmente se identifica uma bolinha branca na ponta do fio. Saiba que os cabelos estão caindo diretamente do bulbo capilar.

Esse tipo de queda pode ser decorrente de dermatite seborréia acompanhada freqüentemente de caspa. É um dos principais motivos da queda, pois o bulbo capilar se enche de gordura, e o fio não resiste e cai.

Para esse tipo de queda, também existem outros fatores, como o genético e hormonal, bem como fatores nutricionais relacionados a dietas demasiadamente restritivas. O stress é uma causa comum da queda de cabelos.

Quando caem aos pedaços:

Nesta queda capilar, em que os fios caem aos pedaços, ou parecem que estão desfiando.

Neste caso, você nota que os fios estão muito secos e desidratados. Geralmente o principal motivo da queda é o uso de químicas ou calor em demasia.

Então fique antenado, nada de se estressar ou se encher de porcarias, o cabelo e a pele são reflexos de sua saúde, se você é novo e tem esses problemas procure um demartologista, pois nem sempre o problema é genético.

Portal da Educação
Marcelo Soares

Nenhum comentário: