4.16.2010

Ministro Temporão é eleito imortal na Academia Nacional de Medicina




sexta-feira, 16 de abril de 2010

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, foi eleito ontem à noite para a cadeira número 56 da Academia Nacional de Medicina (ANM), tornando-se o mais novo imortal da instituição. Temporão, que é médico sanitarista, recebeu 80% dos votos válidos do pleito, que contou com a presença de 78 acadêmicos.


Antes da eleição, o ministro teve que apresentar um estudo a ser apreciado.

Membros de estados como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul compareceram ao evento, capitaneados pelo ex-ministro da Saúde Adib Jatene.
De acordo com um dos membros da equipe que avaliou o trabalho produzido pelo ministro, o médico Carlos Alberto Barros Franco, o resultado foi “excelente”. O material entregue aos acadêmicos dissertava sobre a saúde pública no país e seus aspectos sociais.
– O trabalho teve um grau de excelência elevado, e o currículo dele também é muito bom. Restava a eleição pelos outros membros, que é uma coisa mais política. Mas, pela parte técnica, ele foi aprovado com louvor – garantiu.
Para o presidente da ANM, Pietro Novellino, a eleição do ministro serve para abrilhantar a academia, a mais antiga do Brasil, fundada em 1829.
– O ministro é uma grande aquisição para os nossos quadros, e a experiência dele o torna bastante apto. O que ocorre é que o homem dignifica a academia, como acontece neste caso, e não o contrário – comentou o presidente da ANM.
Acompanhado da família, Temporão chegou logo depois do término da eleição, que aconteceu a portas fechadas.
– É uma grande honra participar da ANM, este é um grupo muito seleto. Sinto bastante orgulho disso, mas vejo também como um desafio, já que este é um espaço para debates e melhoramento da medicina – disse o ministro da Saúde.
Também presente ao evento, o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, reiterou a confiança na eleição do novo imortal de Medicina: – É um ganho para uma instituição como a nossa, já que ele é uma pessoa ímpar, e com grande capacidade – elogiou.Apuração No evento, o ministro comentou sobre a investigação deflagrada ontem pela Polícia Civil do Rio sobre um suposto esquema de corrupção em hospitais da rede municipal.
– Iremos investigar e aguardar o desenrolar do inquérito, e se existirem responsáveis por algo, eles serão punidos – assegurou Temporão, que comemorou os números da campanha de vacinação da gripe suína.

– Alcançamos 60% das mulheres grávidas, mas pretendemos que todas sejam vacinadas até o fim da campanha – explicou.
Estudo feito por Temporão sobre saúde pública foi consagrado pelos imortais

Nenhum comentário: