4.14.2010

Consumo de alimentos saudáveis cresce no Brasil


Escolha da alimentação adequada impede o aparecimento de rugas

O consumo de fibras diário recomendado para uma alimentação adequada.

Uma alimentação saudável, com ingestão de fibras, é essencial na mesa dos brasileiros, já que o consumo pode propiciar uma melhora no hábito alimentar, prevenindo doenças do intestino e até melhorando os sintomas de quem já possui alguma disfunção.

Segundo uma pesquisa divulgada este ano, no Brasil, as vendas de produtos com fibras tiveram alta de 11%, em 2008, em relação a 2007. E somente de janeiro a setembro de 2009, já batem os 9,2%, segundo dados da Euromonitor.

Isso prova que no país as pessoas estão cada vez mais preocupadas com uma alimentação adequada. Só com o consumo diário de fibras, é possível reduzir o risco de certos tipos de câncer e de doenças do coração e controlar o peso.

Segundo a tutora do Portal Educação e nutricionista, Ana Paula Leão Rossi, a recomendação de fibras para indivíduos adultos é de 25 a 30g/dia por meio do consumo de alimentos integrais, legumes, frutas e vegetais.

Além de colaborar para o bom funcionamento do organismo, um estudo recente mostrou que as fibras dietéticas parecem contribuir tanto na prevenção como no tratamento do diabetes mellitus do tipo 2.

“É importante lembrar que para que as fibras sejam benéficas ao nosso organismo, o consumo de água deve ser adequado, evitando a constipação intestinal”, conclui a tutora.

Alimentos que contém antioxidantes e proteínas ajudam a retardar o surgimento de rugas

Saber escolher o alimento certo a ser ingerido contribui para corpo e mente saudáveis. Isso acontece porque a alimentação adequada tem nutrientes que influenciam no bom funcionamento das células, evitando assim o desenvolvimento de doenças e também que a pessoa envelheça precocemente.

A alimentação variada e equilibrada contém antioxidantes e proteínas importantes para retardar o surgimento de rugas. Manter a dieta devida ajuda nos tratamentos estéticos reforçando a elasticidade da pele.

Segundo a nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi, as frutas, hortaliças, oleaginosas (como castanha do pará e amêndoas), carnes e cereais contém a substância antioxidante, que auxilia no combate aos danos das células por meio da ação dos radicais livres.

Especialistas afirmam que a soja também é um excelente aliado à saúde, pois contém isoflavonas, que age do mesmo modo que o hormônio feminino estrógeno na pele, ou seja, auxilia no combate ao envelhecimento.

Portal da Educação

Nenhum comentário: