8.16.2010

APRENDA A ORGANIZAR A SUA DESPENSA E A SUA GELADEIRA

Nutricionista dá dicas imperdíveis para quem quer transformar a sua casa em uma aliada na luta contra a balança!
O processo de alimentação começa quando vamos ao mercado fazer compras e termina quando digerimos e dispomos dos nutrientes presentes nos alimentos. Só que no meio disso tudo, existe um ponto importante que é pouco levado em consideração pela maioria das pessoas: o armazenamento dos produtos.

Confira as dicas da nutricionista Lílian Assis, responsável pelo Plano de Emagrecimento Suadieta, e aprenda a conservar os alimentos de maneira correta.

Despensa:

- Conserve-a sempre limpa, e mantenha o local arejado.
.
- As embalagens que foram abertas, devem ser mantidas em potes de vidro ou plástico bem lacrados para evitar a entrada de bichos.

- Observe a data de validade dos produtos. Em alguns deles ela pode sofrer alterações após o produto ser aberto. Por isso, verifique sempre a aparência e o cheiro do alimento antes de consumi-lo novamente.

- Sempre que fizer compras aproveite para retirar todos os alimentos da prateleira, limpar com água e secar bem.

- Coloque os alimentos mais antigos para frente. Isso fará com que não sejam esquecidos e estraguem.

- Faça estoques pequenos, para cerca de 15 a 30 dias, para não ficar com alimentos guardados mais tempo do que o necessário.

- Não guarde produtos de limpeza junto com a comida.

Geladeira:

- Limpe com solução clorada de 15 em 15 dias.

- Lave os alimentos antes de guardá-los para evitar contaminação.

- Guarde os alimentos em potes de vidro ou plástico de boa qualidade. Plásticos fracos podem liberar bisfenol A (BPA). Este composto vem sendo estudado e os resultados indicam envolvimento em doenças da tireóide, infertilidade e câncer.

- Alimentos quentes podem e devem ir à geladeira, contradizendo a crendice popular. Aliás, não devemos deixar comidas prontas em temperatura ambiente, pois esta é a temperatura ideal para o crescimento da maioria das bactérias.

Como ter uma geladeira limpa e cheia de bons alimentos

No congelador ou Freezer
Carnes
Comida pronta feita em casa (3 meses de validade)
Congelados industrializados (devem ser evitados pelo excesso de gordura e sódio).

1ª prateleira ou gaveta superior
Frios magros (blanquet e peito de peru)
Leite e derivados (queijo, iogurte, requeijão)
Margarina ou manteiga light
Ovos

2ª prateleira
Comidas prontas (4 dias de validade)
Frutas

Gaveta inferior
Folhas
Verduras
Legumes.

Saiba ainda



OS NÚMEROS E OS ARMÁRIOS FEMININOS
Veja como elas não são assim tão organizadas como pensam!

Mulheres são mais organizadas do que os homens. Será mesmo? Alguns números mostram que as coisas não são bem assim. Veja como elas se comportam em relação ao tão amado e bagunçado armário!
- Elas detestam arrumar o armário. Aliás, 34% delas preferem ir ao dentista a ter que encarar um dia organizando as roupas e sapatos.

- Elas adoraram esta moda de contratar uma profissional especializada em arrumar armários. 1 em cada 100 já optam por este luxo.

- Grande parte delas tem o costume de comprar roupas e nunca usá-las. 25% assumem que diversas peças nunca saíram do cabide.

- Elas só têm dois pés, mas não costumam ter menos de 10 pares de sapatos no armário.

- 60% delas quase vira o armário de cabeça para baixo para tentar achar o que existe lá no fundo. Mas, nunca conseguem ver tudo e acabam se esquecendo do que tem.

- Entre sexo e roupa, elas nem pensam. Um dia de shopping é a melhor coisa do mundo! Elas ficariam 15 meses sem sexo se preciso fosse!

- É claro que o armário revela muito sobre a personalidade feminina. Por isso, como não poderia deixar de ser, elas têm os seus segredinhos. 23% delas escondem brinquedos eróticos lá!

- 32% delas dividem o armário com namorado ou marido, sendo que destas, 24% confessam ocupar um espaço maior.

- E elas gostam de mexer no armário deles. 56% assumem já ter vasculhado o guarda-roupa do companheiro.

SuaDieta

Nenhum comentário: