8.16.2010

INCLUA OS COGUMELOS NA SUA ALIMENTAÇÃO!

Veja como este alimento é capaz de beneficiar a sua saúde!
Já faz algum tempo que os cogumelos invadiram a culinária brasileira e ganharam um espaço considerável em receitas que fazem parte do nosso cotidiano. O que muitos não sabem é que este alimento possui quantidade de proteínas quase equivalente a da carne e da soja e acima de alguns vegetais e frutas. Além disso, é rico em vitaminas e tem baixo teor de gordura e carboidratos. Para quem quer emagrecer, é excelente!

“Os cogumelos são encontrados em várias versões: Frescos, secos ou em conserva. Os frescos estragam rapidamente e, por isso, devem ser consumidos logo após a compra. Os secos têm data de validade estendida e devem ser hidratados por aproximadamente 30 minutos antes do preparo. Já as conservas devem ser evitadas pela perda de nutrientes e excesso de sódio”, destaca a nutricionista Lílian Assis, responsável pelo Plano de Emagrecimento Suadieta.

Quando o assunto é a saúde, pesquisas comprovam que este fungo estimula o sistema imunológico. Como qualquer outra proteína, traz mais energia ao organismo e deve ser consumido por pessoas que praticam atividades físicas diárias. Para os chineses, os cogumelos auxiliam no combate a problemas respiratórios e garantem longevidade a seus apreciadores.

Se você quer se beneficiar de todas estas maravilhas, a boa notícia é que o cogumelo é um alimento bastante dinâmico e pode ser usado em risotos, saladas, massas, omelete e saladas. “Vale lembrar que nem todos os tipos de cogumelos são comestíveis. Os mais comuns são: Shitake, champignon, paris, shimeji, funghi e porcini”.


SUFLÊ DE COGUMELOS Deixe a sua refeição com um gostinho mais do que espercial!

5 porções

153 Kcal
Ingredientes

2 xícaras de chá de cogumelos em conserva picados
1 cebola picada
1 colher de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de farinha de trigo
½ xícara de chá de leite desnatado
½ xícara de chá de requeijão light
1 colher de café de sal
2 gemas
3 claras em neve
2 colheres de sopa de queijo parmesão light ralado

Modo de preparo

Em uma panela, refogue a cebola no azeite, junte os cogumelos e deixe refogar por mais 5 minutos. Polvilhe a farinha, misture bem e despeje o leite aos poucos. Espere engrossar um pouco e acrescente o requeijão e o sal. Retire do fogo, espere amornar e junte as gemas e as claras em neve. Coloque em uma fôrma para suflê e salpique o queijo. Asse em forno médio, pré-aquecido, por cerca de minutos ou até crescer e dourar. Sirva bem quente.

RISOTO DE QUINOA COM COGUMELOS
Este supercereal dará um novo sabor a sua dieta. Experimente!

4 porções

167 Kcal
Ingredientes

1 xícara de chá de quinoa
1 cebola média picada
1 dente de alho amassado
1 xícara de chá de shitake fresco
1 xícara de chá de champignons em conserva
1 cenoura média em cubinhos
1 xícara de chá de brócolis
2 tomates médios picados
2 colheres de sopa de azeite
3 xícaras de água
Sal a gosto
1 pitada de pimenta calabresa

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o azeite e refogue o alho e a cebola. Acrescente a cenoura, os champignons e os shitakes. Mexa bem e, só então, junte a quinoa, os brócolis e os tomates. Deixe refogando por 5 minutos e tempere com o sal e com a pimenta. Coloque 2 xícaras de chá de água e abaixe o fogo. Se precisar, acrescente um pouco mais de água. Depois, é só servir.

CREME DE SHITAKE O shitake tem um sabor todo especial. Experiemente esta receita e garanta a sua dieta!

6 porções

94 Kcal
Ingredientes

250 gramas de cogumelos shitake em fatias
1 colher de sopa de margarina light
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
1 e ¼ litro de água fervente
2 envelopes de caldo de legumes em pó
Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, derreta a margarina e refogue a cebola e o alho. Acrescente os cogumelos e deixe cozinhar por 5 minutos. Coloque o caldo de legumes, o sal e a água fervente e deixe por mais 5 minutos. Espere amornar e bata tudo no liquidificador. Volte ao foggo apenas para esquentar e sirva com torradas integrais.

Fonte: SuaDieta

Nenhum comentário: