8.16.2010

Dieta não combina com enxaqueca


NÃO DEIXE A DIETA SE TRANSFORMAR EM DOR DE CABEÇA
Veja o que você deve evitar para que a enxaqueca não se transforme em um obstáculo na luta contra a balança!

Dieta causa enxaqueca, certo? A resposta é NÃO! Quem quer emagrecer tem que comer bem e não passar fome. Ficar mais de quatro horas sem se alimentar, optar por um prato não balanceado e se exceder em um determinado nutriente é que causa a dor de cabeça e outros desconfortos.

A explicação é muito simples: quando nos esquecemos de comer, a taxa de açúcar no sangue diminui drasticamente, fazendo com que pessoas que já sofrem com a enxaqueca desenvolvam a doença com mais frequência.

Além disso, pessoas que já apresentam os sintomas da enxaqueca devem tomar muito cuidado quando resolvem partir para a dieta. Alguns alimentos propiciam o desenvolvimento da dor, como aqueles que contêm o aminoácido tiramina. Vinho tinto, peixe defumado, fígado de galinha, figos, chocolates, nozes, manteiga de amendoim, queijos amarelos, vinagre, bebidas alcoólicas, iogurtes, lentilha e sementes são alguns exemplos.

Cuidado com o aspartame! De acordo com alguns estudos, o consumo de 30mg por dia pode aumentar em até 9% o risco de enxaqueca em indivíduos predispostos. O café, quando consumido em quantidades excessivas, também pode ser um vilão. A cafeína aumenta os sintomas de ansiedade e eleva a chance de picos da pressão. Para os hipertensos, é um veneno!

E apesar do objetivo ser “emagrecer”, é preciso evitar o consumo de algumas frutas, como o abacate, a banana, a ameixa, o tomate e as frutas cítricas. Sem contar os enlatados. A salsicha e o salame, por exemplo, contêm substâncias utilizadas para realçar a coloração e o aspecto dos alimentos. Estas substâncias possuem ação vasodilatadora e podem ocasionar a enxaqueca.

SuaDieta

Nenhum comentário: