9.16.2010

A CURA NA XÍCARA

CAFÉZINHO CONTRA O CÂNCER
Quem diria? A cafeína poderá ser usada para impedir o crescimento de tumores
Saborear um cafezinho, entre uma tarefa e outra, pode ser muito mais que um prazer. Pode ser um remédio. Durante várias décadas, numerosos estudos tentaram relacionar o café com alguns tipos de tumor, como de estômago e de pâncreas. Não houve confirmação dessa hipótese. O café continuou sendo tomado no mundo inteiro, mais ou menos concentrado, mais ou menos filtrado. Mas sempre com uma leve lembrança de um risco possível, apesar de improvável.
Eis que, na semana passada, pesquisadores da University College de Londres publicaram na revista Journal of Biological Chemistry um estudo que faria a felicidade de qualquer dono de padaria ou lanchonete. O cafezinho vai poder ser utilizado no futuro para proteção, acredite se quiser, contra câncer, inflamação e até doenças cardíacas.
O chá, o chocolate e até os refrigerantes, todos ricos em cafeína e teofilina, também serão remédios para o corpo. Parece que essas substâncias bloqueiam uma proteína responsável pelo crescimento tumoral. Resultados ainda confinados em tubos de ensaio. Mas já pensou no futuro, em vez de cirurgia um cafezinho. Em vez da radioterapia um refrigerante, e em vez de quimioterapia dois bombons de chocolate. Por enquanto, cuidado com tudo isso, que seus malefícios suplantam de longe os benefícios. Mas não custa torcer e financiar esses bravos pesquisadores.
Carta Capital

Nenhum comentário: