9.17.2010

Dieta que ajuda a prevenir hipertensão também evita pedras no rim

Estudiosos analisaram a urina de diversas pessoas para saber quais eram os impactos
Pessoas que seguiam dieta dos hipertensos urinavam mais
Seguir uma dieta feita para controlar a pressão alta pode ajudar a evitar o desenvolvimento do cálculo renal, segundo pesquisa divulgada pela revista Health.

Pesquisadores norte-americanos avaliaram os efeitos da dieta do Dietary Approaches to Stop Hypertension (grupo de apoio para acabar com a hipertensão), que inclui frutas, verduras, nozes, legumes, produtos lácticos e grãos, em uma prescrição com pouco açúcar e carne vermelha.

Para o estudo, cientistas analisaram amostras de urina de cerca de 3000 pessoas por 24 horas que tinham e não tinham risco de ter a doença. Apesar da quantidade ingerida, quem seguia dieta dos hipertensos urinava mais do que quem não a seguia.

“Acreditamos que o estudo possa ajudar quem tem predisposição de ter cálculo renal”, diz Eric Taylor, da escola de medicina de Harvard.

Além de ser uma dieta rica em água, o estudo revelou que a urina de quem segue a dieta contém alta concentração de citrato, importante inibidor de cálculo renal. E isso acontece principalmente devido aos produtos lácticos e as verduras.


Como se formam as pedras nos rins?

Por que a dor é tão forte?

As pedras aparecem quando há um grande acúmulo de quatro substâncias da parte central do rim: cálcio, ácido úrico, oxalato (um sal) e cistina (um aminoácido). Esse acúmulo acontece por vários motivos. O excesso de cálcio pode ocorrer devido a uma dieta rica nesse elemento. Se você almoçar uma comida com cálcio, o elemento passa do intestino para o sangue. Depois de levá-lo para as partes do corpo onde é necessário, o sangue passa pelo rim pata ser filtrado. O excesso de cálcio fica lá.

Existem ainda dois tipos de doença que podem aumentar sua presença. Uma delas faz com que o intestino absorva mais cálcio que o normal e a outra provoca um desprendimento do cálcio dos ossos. O excesso de ácido úrico é resultado de uma alimentação rica em urnai5ubstância chamada purina, encontrada em grande quantidade nos frutos do mar, miúdos e sardinha. O oxálato aumenta quando se come muito chocolate refrigerante, ou quando o intestino tem tendência a absorver a substância em excesso. O aumento da cistina acontece devido a um problema no próprio rim que não a absorve e deixa depositada na urina.

A pedra pode ser resultado ainda da ausência no organismo de três substân6ias que, entre outras coisas, têm o papel de evitar que as partículas se juntem para formá-la. São os chamados citratos e gags, produzidos pelo próprio organismo, e o magnésio, ingerido com os alimentos. Quando há o excesso de resíduos ou a falta das partículas que evitam a agregação, a pedra se forma. A dor acontece quando os canais do rim se contraem para bombear a urina. Como a pedra atrapalha o bombeamento, as contrações se tomam mais fortes provocando espasmos. "São as chamadas cólicas renais, que provocam uma das dores mais fortes que existem", diz o nefrologista Nestor Schor, da Escola Paulista de Medicina. A forte dor pode ainda acontecer quando a pedra fecha o ureter e impede que a urina seja bombeada para a bexiga. O rim incha e fica pressionado pelos outros órgãos.
Veja

Nenhum comentário: