9.18.2010

O mentiroso e o honesto

Exercite sua mente: mentiroso e o honesto. No final de um corredor há duas portas, uma azul e outra vermelha. Atrás de uma das portas há uma arca com um valioso tesouro; atrás da outra porta há outra arca igual à primeira que, quando aberta, libera um gás venenoso que leva a uma morte lenta e dolorosa. Você não tem nenhuma indicação de qual porta abrir. Próximo às portas há duas pessoas, que sabem o que há atrás das portas. Uma diz sempre a verdade, a outra mente sempre, mas você não sabe qual é a pessoa honesta e qual é a mentirosa. As duas pessoas se conhecem, isto é, o mentiroso sabe que outro sempre diz a verdade e o honesto sabe que o outro sempre mente.

Para saber qual porta escolher, você só tem direito a fazer uma única pergunta, que pode ser feita a qualquer uma das duas pessoas. Você não pode fazer a pergunta duas vezes. Qual é esta pergunta e o que fazer depois de obter a resposta?
Pense. Pense mais um pouco.

Solução
A pergunta a fazer a qualquer uma das duas pessoas: O que a outra pessoa dirá se eu lhe perguntar qual a porta correta?

Digamos que o tesouro está atrás da porta vermelha e o veneno atrás da porta azul. Se a pergunta for feita à pessoa mentirosa, ela mentirá e responderá que a outra pessoa indicará a porta azul, a porta errada. Se a pergunta for feita à pessoa honesta, ela responderá que a outra pessoa indicará a porta azul, a porta errada. Lembre-se de que as duas pessoas se conhecem.

Em qualquer caso, você obterá a indicação da porta errada. O que você tem a fazer é entrar pela porta vermelha.

Comentarios
"O mentiroso e o honesto”


Chico
Eu imaginei diferente.
Minha pergunta seria: (apontando/indicando para a porta vermelha ) A porta verde tem o gás venenoso?
A pessoa mentirosa diria q sim…ela poderia me enganar duas vezes. Sem problemas.
A pessoa verdadeira me corrigiria uma ou 2 vezes. Exemplo: *Naum, essa porta naum é verde…é vermelha e sim, elas é da morte*
O que me salvaria não seria a indicação da porta com ouro ou com veneno, mas sim a afirmação ou não da cor da porta; quem me confirmasse a cor errada descobriria q estaria mentindo…

Jairo Siqueira
Caro Chico,
A falha na sua abordagem está no fato de que sua pergunta é “A porta verde tem gás venenoso?” O fato de apontar para a porta vermelha não altera a sua pergunta e a resposta que você terá.

rodrigo
eu perguntaria algo fora do assunto, pois o que se deve investigar é o carater da pessoa . Pelo carater saberá a resposta certa , então a pergunta seria a seguinte : você é um ser humano perfeito ?
nesse caso o cidadão que sempre diz a verdade diria que não era e o mentiroso diria que sim !!!
rodrigo
Desculpe !!! reformulando a resposta
eu perguntaria algo fora do assunto, pois o que se deve investigar é o carater da pessoa . Pelo carater saberá a resposta certa , então a pergunta seria a seguinte : antes de vc indicar a porta pois é sua obrigação me responda você é um ser humano perfeito ?
nesse caso o cidadão que sempre diz a verdade diria que não era e o mentiroso diria que sim !!!

Jairo Siqueira
Mas você só tem direito a uma pergunta. Saber quem é honesto, não soluciona o problema.

Eu cheguei a uma resolução com uma pergunta diferente, perguntar a qualquer um dos dois: O mentiroso está na frente da porta correta?

Se a pergunta for feita ao mentiroso que está na porta correta. Ele dirá NÃO.

Se for feita ao mentiroso que está na porta incorreta. Ele dirá SIM.

Se for feita ao honesto que está na porta correta. Ele dirá NÃO.

Se for feita ao honesto que está porta incorreta. Ele dirá SIM.

Logo, se a pessoa responder Não, vá para a outra porta.

Caro Robson,

Lembre-se que você tem direito a uma única pergunta.

Nenhum comentário: