9.16.2010

Parte do cérebro responsável pela autoconsciência fica atrás dos olhos

Área teve maior desenvolvimento na evolução de primatas a hominídeos.
Estudo sai na edição desta semana da revista 'Science'.
France Presse
Uma região particular do cérebro, situada logo atrás dos olhos, parece ser mais desenvolvida nas pessoas que têm uma capacidade maior de introspecção, segundo estudos britânicos divulgados esta quinta-feira (16) nos Estados Unidos.

Volume de massa cinzenta na parte anterior do lóbulo frontal do cérebro é um importante indicador da capacidade de reflexão da pessoa sobre si mesmaOs pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de terem submetido um grupo de 32 pessoas saudáveis a um teste destinado a avaliar seu grau de confiança em suas respostas a determinadas questões.

Eles examinaram, em seguida, o cérebro dos participantes com a ajuda de um sistema de imagens de ressonância magnética (IRM).

Os autores da pesquisa, chefiada pelo professor Geraint Rees da Universidade College de Londres, concluíram que o volume de massa cinzenta na parte anterior do lóbulo frontal do cérebro é um importante indicador da capacidade de reflexão da pessoa sobre si mesma.

Esta parte do cérebro é fonte de diversas funções cognitivas superiores, como as da linguagem, da memória de trabalho e do raciocínio.

Ela é também uma das áreas do cérebro que sofreram o maior desenvolvimento durante a evolução dos primatas até os hominídeos.

No futuro, esta descoberta poderá ajudar os neurologistas a compreender melhor como alguns traumatismos cranianos afetam a capacidade de um indivíduo de refletir a respeito de seus próprios pensamentos e ações, consideram os autores do estudo publicado na edição de 17 de setembro da revista americana "Science".

O resultado desse estudo e suas consequências poderão abrir caminho também para o desenvolvimento de tratamentos específicos para vítimas de acidente vascular cerebral ou que tenham sofrido um forte traumatismo craniano, ficando incapazes de compreender seu estado.

G1.com

Nenhum comentário: