9.14.2010

MARIDO QUE GANHA MENOS QUE A MULHER É MAIS PROPENSO À INFIDELIDADE


Os homens que ganham menos que suas mulheres são mais propensos a traí-las, especialmente se forem de origem latina, uma forma que talvez tenham encontrado para restabelecer uma identidade de gênero, já que se sentem ameaçados, revela um estudo divulgado nos Estados Unidos.

“Ganhar menos do que a mulher pode ameaçar a identidade de gênero dos homens, ao colocar em evidência a noção tradicional do homem como o arrimo da família”, explica Christin Munsch, candidata a doutorado de Sociologia da Universidade de Cornell e autora do estudo apresentado na reunião anual da Associação Americana de Sociologia.

“Esta relação pode ser particularmente forte em certos subgrupos para os quais a masculinidade tem tradicionalmente grande valor, como os homens latino-americanos”, acrescentou.

De fato, o estudo mostrou que a infidelidade aumenta notoriamente quando o homem que ganha menos que seu cônjuge mulher é latino, provavelmente porque sustentar economicamente a família “é um dos traços que definem a masculinidade entre os hispânicos”.

Por outro lado, o mesmo estudo mostrou que os homens, cujos pares são mais dependentes deles, também são mais propensos a serem infiéis, o que se torna uma situação sem saída para as mulheres. No entanto, é diferente no caso delas.

Se uma mulher é o arrimo econômico da família, também é mais propensa a enganar seu companheiro, enquanto que, se ela depende de seu marido, é menos provável que seja infiel a ele.

Nenhum comentário: