9.15.2010

Distúrbios do sono infantil

Dores e cólicas podem ser sinal de que crianças não estão dormindo bem.
Laboratório de polissonografia foi inaugurado este mês no Hospital do Fundão.

Dores, cólicas e refluxos são problemas comuns e facilmente observados em crianças. Mas o que muitos pais não sabem é que esses sintomas podem estar associados aos distúrbios do sono.

Para a neurologista e especialista em distúrbios do sono, Andrea Bacelar, as queixas diurnas, frequentes em crianças, tais como agitação, choro fácil, desatenção e irritabilidade também podem estar associadas a problemas com o sono. Há ainda outros casos que precisam de uma investigação mais aprofundada como sono agitado, sono fragmentado e sonambulismo.

Segundo a neurologista, para crianças em idade escolar, o fracasso nas notas finais, insegurança, timidez e dificuldade de relacionamento podem ser sinais de que o sono não vai bem.

“Precisamos levar ainda em conta que de 10% a 15% das crianças sofrem de insônia”, acrescenta Andrea Bacelar.

Para a especialista, em condições normais, o problema com o sono da criançada pode ser resolvido com horários regulares para dormir. Disciplina e imposição de limites são fundamentais para minimizar a dificuldade para iniciar o sono.

De acordo com a neurologista, o crescimento infantil também tem uma ligação direta com o sono – o hormônio GH é produzido somente durante o sono profundo – ou seja, dormir pouco ou dormir mal influenciará no crescimento das crianças.

Laboratório do sono no Hospital do Fundão
No início deste mês, foi inaugurado o laboratório do sono do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Fundão), na Ilha do Governador – o primeiro especializado em polissonografia no serviço público do Rio de Janeiro que vai tratar pacientes com problemas de sono.

Atualmente, o laboratório – que foi financiado pela Financiadora de Pesquisas e Projetos (Finep) em parceria com o Ministério da Saúde – atende somente pacientes que já estão em acompanhamento no programa de hipertensão arterial (Prohart) do hospital, mas, a partir de 2011, haverá disponibilidade para outros pacientes.

Mais informações sobre o laboratório do sono e o Prohart podem ser obtidas no Hospital do Fundão, pelo telefone (21) 2562-2514.

Globo.com

Nenhum comentário: