9.16.2010

Iniciar relacionamento custa duas amizades

Cientistas divulgaram um estudo em festival na Universidade de Aston, em Birmingham, Inglaterra, que mostra que quando uma pessoa inicia uma relação perde duas amizades de seu círculo próximo. As informações são do Daily Mail.

Um dos amigos é "trocado" pelo namorado(a), com o tempo em que passavam juntos sendo utilizado para a relação. Já o outro acaba se afastando por ser ignorado durante algum tempo, já que perde atenção para o parceiro romântico. A pesquisa considera o atual namorado(a) como antigo amigo.

"Quando as pessoas estão em um relacionamento, costumam ter quatro pessoas em seu círculo de amigos. Antes, são cinco. Só que uma dessas quatro é o novo parceiro, aí está a perda", disse ao Daily Mail Robert Dunbar, professor da Universidade de Oxford, Inglaterra, responsável pela pesquisa.

Dunbar é conhecido por sua teoria em que diz que o número máximo de relações sociais que o cérebro humano consegue guardar é 150. Segundo ele, a perda de amizades é por causa do tempo que se dedica a uma relação amorosa. "A intimidade de um relacionamento e o comprometimento emocional têm relação com a frequência do resto de suas interações. Elas diminuem", falou.

"O que eu suspeito que ocorra é que de tão concentrada que a pessoa está na relação, ela acaba não percebendo que seus amigos estão se afastando e as amizades acabam deteriorando", finalizou Dunbar.

Mais de 100 homens e mulheres, de 18 a 60 anos, fizeram parte da pesquisa. Mulheres tendem a ser mais sociais do que os homens e ambos os sexos perdem o mesmo número de amizades.

Nenhum comentário: