9.15.2010

DESCOBERTA REVOLUCIONÁRIA CONTRA O CÂNCER

Se comprovada, a descoberta, publicada na revista Nature, será tão importante para a medicina quanto foi a penicilina.

Nova medicação promete ser mais eficiente contra o câncer
A droga, desenvolvida por cientistas americanos, age na mutação genética
Se comprovada, a descoberta será tão importante para a medicina quanto foi a penicilina, apontam especialistas.
O tratamento contra o câncer irá sofrer um revés em breve. É o que prometem cientistas americanos que estão desenvolvendo um novo remédio voltado para retardar e reverter o crescimento do tumor.
O medicamento funciona bloqueando as mutações do gene B-RAF, que é ligado ao melanoma maligno - um dos mais letais. Durante as fases de testes preliminares, os tumores diminuíram no mínimo 30% em 24 dos 32 pacientes e desapareceram por completo em dois deles.

Entretanto, a medicação ainda não pode ser considerada um sucesso da medicina contemporânea. Além de apresentar efeitos colaterais e ser indicada apenas para o tratamento de uma mutação específica do gene B-RAF, não foi possível avaliar as reações a longo prazo. As perspectivas, no entanto, apontam para o desenvolvimento de drogas similares que atuem contra cada tipo de câncer. “É uma importante descoberta, não apenas para o tratamento do melanoma, mas do câncer em geral”, afirma Yardena Samuels, geneticista do National Human Genome Research Institute, dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: