9.07.2010

Periodontite diminui colesterol "bom" e aumenta triglicerídeos

Sangramento na gengiva é sintoma de problema; pesquisa foi feita no Brasil
Uma pesquisa brasileira publicada no "Journal of Periodontology" revela que a periodontite (inflamação dos tecidos moles em torno dos dentes, como a gengiva) aumenta em até quatro vezes o risco de a pessoa ter níveis de triglicerídeos no sangue maior do que o tolerado e também diminui os níveis de HDL, conhecido como colesterol "bom" -o que aumenta o risco de desenvolver aterosclerose (formação de placas nas paredes das artérias).

De acordo com a autora do estudo, a dentista Andréa Moreira Monteiro, da USP, a doença periodontal é associada a outras doenças sistêmicas (como o diabetes e riscos de partos de prematuros) e, por isso, o objetivo desse estudo era descobrir se ela também poderia estar relacionada ao aumento do risco de doença cardiovascular.

Ao todo, 80 pacientes participaram da pesquisa, que transcorreu durante um ano: 40 estavam com a periodontite instalada e outros 40 não tinham o problema (grupo controle).

Todos tiveram o sangue colhido e passaram por um hemograma completo, que avaliou os níveis de colesterol total, triglicerídeos, LDL (colesterol "ruim") e HDL (colesterol "bom"). Eles também passaram pela técnica "Varredura-Z", que faz a dosagem da quantidade de LDL modificado (oxidado) no sangue.

"As análises apontam que os pacientes com periodontite crônica têm níveis elevados de LDL oxidado no sangue em comparação com as pessoas saudáveis. Essa oxidação é a causa da doença aterosclerótica", explica Monteiro.

A pesquisadora acrescentou que os resultados confirmaram que a inflamação provocada pelas bactérias na gengiva potencializa o processo de oxidação do LDL e aumenta os riscos da doença cardiovascular.

A doença

A periodontite é uma inflamação crônica e tem como causa mais frequente o acúmulo de bactérias no esmalte dentário e na gengiva. O principal sinal da doença é o sangramento.

Com o passar do tempo e sem que a pessoa sinta dor, as fibras e os tecidos que suportam os dentes são comprometidos pela inflamação. Na ausência de tratamento adequado, há risco de perda dentária.

Os 40 pacientes com periodontite foram tratados e tiveram o sangue colhido novamente, um ano depois dos primeiros resultados do estudo. Segundo Monteiro, os níveis de triglicerídeos diminuíram, mas o HDL não aumentou.

"Com esses resultados, a gente espera que a população se conscientize da importância de manter a saúde bucal em dia e de fazer o tratamento adequado. O sangramento da gengiva é o primeiro sinal de que alguma coisa está errada", diz.

"Com esses resultados, esperamos que as pessoas percebam a importância de manter a saúde bucal em dia"

ANDRÉA MOREIRA MONTEIRO,dentista.


FERNANDA BASSETTE
Folha de São Paulo

Nenhum comentário: