9.05.2010

Pesadelos que viram sonhos


Se forem muito constantes, sobressaltos durante o sono podem indicar doenças. Medicina já desenvolve técnicas que permitem aliviar o sofrimento noturno dos pacientes
Rio - Sonhar não custa nada. Ter pesadelos constantemente, porém, pode ser uma doença ou sintoma de que algo não vai bem. No caso de pessoas com problemas cardíacos muito graves, pode até ser fatal. Mas calma: antes de perder o sono pensando nisso, saiba que a medicina está descobrindo formas de driblar até os pesadelos mais aterrorizantes. É possível, por exemplo, treinar o cérebro de dia, para evitar sofrer à noite.

Entre as técnicas que são cada vez mais usadas por psiquiatras está a roteirização ou domínio dos sonhos, defendida por pesquisadores como o americano Barry Krakow. Segundo ele, é possível usar o chamado “ensaio do imaginário” até em pacientes que têm sonhos tão traumáticos como veteranos de guerra.

Com o auxílio de um profissional, o paciente pode mentalizar seu pesadelo durante o dia e substituir elementos que o atormentam por outros, fazendo ensaios mentais regulares. Há casos de pessoas que sonhavam estar sendo perseguidas por monstros, mas que conseguiram substituí-los por bolhas de sabão ou até chocolate. Outro exemplo é o de uma paciente que sonhava estar cercada por tubarões. Ela conseguiu transformá-los em golfinhos.

“As técnicas de relaxamento e pensamento positivo podem mudar o conteúdo”, comenta a neurologista Rosa Hasan. Ainda está em discussão, porém, se todas as pessoas têm esta capacidade. Antes de ter medo dos pesadelos, é importante entender que o sonho tem uma função no organismo. Para os cientistas que estudam o cérebro, o sonho é uma parte do sono especial para a ativação e fixação da memória.

Segundo os neurologistas, os sonhos são formados por pedaços de lembranças e experiências. Nem todo sonho ruim, porém, é pesadelo: a chamada ‘parassonia’ acontece quando se acorda sobressaltado no meio da noite. De 5% a 8% dos adultos passam por isso uma vez por semana. “Se a situação se repete com frequência e atrapalha a pessoa, ou se ela passa a ter medo de dormir é recomendável que procure especialistas em medicina do sono para ver se as causas são físicas ou psicológicas”, recomenda o neurologista Geraldo Rizzo.

Taquicardia, suor e orgasmo

Os pesadelos podem ter causas emocionais, psicológicas e físicas — neste caso, normalmente quando o paciente faz uso de algum medicamento. Muitas vezes, são acompanhados de taquicardia, suor e aumento de pressão arterial. Por isso, se forem muito frequentes, o paciente deve ter acompanhamento médico.

Outra situação curiosa, não rara em consultórios, é a de pessoas que relatam ter excitação sexual e até orgasmos durante o sono. “O nosso cérebro funciona durante o sono. Para parte dele, o que está acontecendo no sonho é real”, explica Rosa Hasan.

A excitação sexual durante o sonho, entretanto, também pode ser um distúrbio: na chamada parassonia sexual, que ocorre mais em homens acima da meia idade, o paciente se masturba e até faz sexo durante o sono, e não lembra de nada no dia seguinte. “É uma espécie de sonambulismo. O tratamento é importante porque ela pode ser o sintoma do desenvolvimento de uma doença neuro-degenerativa”,
POR JOÃO RICARDO GONÇALVES
O Dia

Nenhum comentário: