A endorfina e a serotonina são neurotransmissores. Eles são produzidos e liberados pelos neurônios em resposta a estímulos. A endorfina é produzido em resposta às atividades físicas e tem por objetivo relaxamento, e sensação de prazer, euforia e bem-estar. Além disso, a endorfina está associada a melhora da memória, bom humor, aumento da resistência e disposição física e mental. Tb ajuda o nosso sistema imunológico, diminui as dores e retarda o envelhecimento. A serotonina é um neurotransmissor que participa do controle do humor, comportamentos emocionais e ciclo do sono–vigília. Tem efeito analgésico e tb está relacionada com a termoregulação, fome, controle da respiração, pressão sangüínea e liberação de hormônios hipofisiários.
Por que nós estamos cada vez mais interessadas em saber sobre a serotonina? A resposta é simples. Ela se trata de uma substância que mais afeta as mulheres.
Associada à sensação de bem-estar, a serotonina desempenha um papel importante no nosso sistema nervoso. Entre as suas funções está a regulação do sono, além do controle da temperatura corporal e do apetite.
Sem ela estamos mais vulneráveis a doenças, como a depressão e também ao mau humor. Uma pesquisa publicada no site Science Express, da revista Science confirma isso. Quando pessoas são submetidas a uma redução do nível de serotonina, elas têm menos capacidade de resistir à agressividade, além de ficarem mais ansiosas e terem comportamentos compulsivos.
Por esta razão sentimos uma vontade incontrolável de comer doces e carboidratos (massas ou pães) - responsáveis pela produção da substância. Mas você pode combater a falta dela consumindo outros alimentos com um nutriente chamado triptofano, presente na carne bovina e de peru, em peixes, amendoim, banana, leites e seus derivados.
Outra substância que está ligada à sensação de bem-estar é a endorfina, liberada na prática de exercícios físicos. Ela é produzida durante e depois da atividade e regula as emoções. Considerada um analgésico natural, a endorfina ajuda na redução do estresse e ansiedade, aliviando as nossas tensões. Está aí a prova de que vida saudável e em equilíbrio é resultado de boa alimentação e exercícios físicos. Por Vila Equilibrio
Nenhum comentário:
Postar um comentário