9.05.2010

Maitê Proença: exercício para viver mais


Maitê aos 49 anos

A atriz aposta no pilates para manter a forma
Durante vários anos, Maitê foi adepta das posturas vigorosas da power ioga. No final do ano passado, porém, descobriu o pilates, que se mostrou a solução perfeita para as dores nas costas que acompanham a atriz há anos. “Já quebrei algumas vértebras por causa de acidentes
que sofri de cavalo, de moto e até de bicicleta”, conta. “Hoje, não posso mais praticar atividades que sobrecarreguem a coluna.” As aulas particulares com a professora Lilian Vidal, do Rio de Janeiro, acontecem duas vezes por semana durante uma hora. Pode até parecer pouco, mas com concentração nos movimentos e consciência corporal, Maitê conquistou mais tônus muscular e já consegue executar posturas bastante avançadas. “Fazer benfeito, mesmo que poucas vezes na semana, é diferente de simplesmente fazer. Você percebe que o exercício realmente está funcionando”, observa.

Nos outros dias da semana, ela procura caminhar 30 minutos na esteira, o que pode variar de acordo com a agenda de gravação. Maitê também é excelente nadadora, mas lamenta ter que abandonar a piscina por causa da novela. “A natação exige um ritual mais complicado, por causa do cloro no cabelo e do protetor solar, que não dá para ficar sem.” Seja qual for a modalidade, para a atriz, o objetivo vai além da estética. “Treino sempre com prazer e pensando na velhinha de 85 anos que serei um dia”, diz.

O plano de pilates de Maitê Proença
Aprenda alguns dos exercícios que ela faz duas vezes por semana com a professora Lilian Vidal.

1) Agachamento com a bola nas costas
Em pé, com as pernas abertas na largura dos quadris, os braços esticados à frente na altura dos ombros e a bola apoiada entre a parede e a lombar. Expire, rolando o tronco na bola até flexionar os joelhos a 90 graus. Sustente por 10 segundos e volte lentamente à posição inicial, inspirando.
Faça 10 repetições.

2) Rolamento por baixo com pés sobre a bola
Deitada, apoie uma perna flexionada sobre a bola e mantenha a outra estendida para o alto. Expire, elevando lentamente o quadril sem deixar que a bola role para a frente. Sustente a posição pelo tempo de uma inspiração profunda e desça expirando e desenrolando a coluna, da cervical até a lombar.
Faça 6 repetições e repita com a outra perna estendida.

3) Elevação lateral com a bola entre os pés
Deitada de lado, segure a bola entre os pés com as pernas estendidas. Eleve as duas pernas na lateral, expirando, e desça inspirando.
Faça 8 repetições e repita deitada do outro lado.

4) Abdominal com a bola entre os pés
Deitada de barriga para cima, estenda os braços ao longo do corpo e flexione as pernas, segurando a bola entre os pés sem encostar no chão. Leve as pernas para o alto ao mesmo tempo em que eleva o tronco o máximo que puder, expirando. Permaneça nessa posição até terminar a expiração. Desça inspirando e desenrolando a coluna.
Faça 10 repetições.

5) Rolamento por cima com a bola entre as mãos
Deitada com as pernas estendidas e unidas, eleve os braços na altura do peito, com as mãos segurando a bola. Expire e eleve o tronco ao mesmo tempo em que eleva a perna direita, até que o pé encontre a bola. Desça o tronco e a perna simultaneamente, inspirando.
Faça 6 repetições e repita subindo a outra perna.

6) Flexão de braço com pernas sobre a bola
Deitada com o abdômen apoiado na bola, os braços ligeiramente estendidos à frente e as pernas unidas, deslize o corpo de maneira que a bola role até os pés. O tronco tem que ficar reto, as pernas, firmes e unidas e os braços, estendidos na largura dos ombros, com as mãos espalmadas no chão. Eleve lentamente os quadris com as pernas esticadas, expirando, e volte à posição inicial inspirando.(repita 5 vezes)
BOA FORMA

Um comentário:

Everaldo disse...

Viver mais e LINDA!!!
Maitê é tudo de bom!!!!