9.07.2010

Herpes labial











Tenho herpes labial há muitos anos. Mas atualmente tenho tido muitas crises, quase que de 15 em 15 dias. Uso Penvir creme, mas demora muito pra acabar com as feridas que, além de serem horríveis de se ver, doem e coçam. Li que partir um dente de alho e passar na ferida ajuda a cicatrizar mais rápido. É verdade?

O melhor tratamento para herpes labial é aquele à base de antivirais de uso oral. Antivirais em creme, como o que você usa, também ajudam, mas o efeito do comprimido, que deve ser prescrito por um dermatologista, é mais efetivo. Você deve começar o tratamento logo no início da crise, assim que aparecerem a coceira ou o formigamento que sinalizam que o vírus está ativo.

Herpes labial não tem cura definitiva. Isso significa que uma mesma pessoa pode desenvolver várias crises de herpes durante a vida. O mais comum é que o intervalo entre elas seja de alguns meses ou até de anos. Como as suas são muito frequentes, é prudente investigar como anda sua resistência imunológica. Crises frequentes também podem acontecer em quem está muito cansado, estressado ou se alimentando mal. Assim, no seu caso, é bom passar por uma avaliação médica.

Quanto a passar alho na ferida, esqueça. Não sou partidária de tratamentos caseiros de eficácia questionável quando existem tratamentos comprovadamente eficazes à disposição. Para aliviar seu desconforto, além do tratamento com antivirais, você pode tomar analgésico ou antiinflamatório.

Posso usar batom para disfarçar minha crise de herpes?

Não use batom no dia a dia enquanto estiver com herpes. Como as bolhinhas do herpes são repletas do vírus causador das feridas, você deve evitar mexer na lesão durante a crise. Caso contrário, as bolhas podem estourar e você infectará outros pontos da sua pele. Além disso, seu batom pode ficar contaminado pelo vírus. Você só poderá usar batom novamente depois que as bolhas secarem.
Por Lucia Mandel

Herpes labial, como evitar

Beijo na boca é bom e todo mundo gosta. Mas antes de sair beijando por aí, vale prestar atenção nas recomendações dos especialistas.

Algumas doenças são transmitidas pelo contato labial. E uma delas, sem dúvida, é o herpes.

Ao contrário do que muita gente imagina, ninguém passa herpes labial apenas por ser portador do vírus. Ela só é transmissível quando surgem as bolhas na boca. Se uma pessoa infectada beija outra durante episódio de infecção, a transmissão torna-se possível. "É assim que geralmente as crianças adquirem a primeira infecção pelo herpes. Isso acontece quando a criança é beijada pela mãe ou qualquer outra pessoa que apresente a infecção", esclarece a dermatologista Denise Steiner.

Caso ocorra o contágio, o vírus persiste no organismo, sendo capaz de apresentar reativações periódicas. Foi o que aconteceu com o publicitário Carlos Augusto dos Reis, que durante muitos anos sofreu de herpes labial. "Qualquer diminuição da minha resistência orgânica, decorrente de um estado gripal, por exemplo, já desencadeava esse tormento. Caso me expusesse muito ao sol ou ao frio, novamente voltava à crise do herpes. Quando me estressava por algum motivo, vinha novo ataque", conta.

Conforme a dermatologista, o herpes labial é uma infecção que se divide em algumas etapas. "Primeiro, o lábio arde e coça. Inicia-se um pequeno inchaço, formando bolhas freqüentemente dolorosas. As bolhas rompem-se e juntam-se ocasionando uma ferida com secreção". É nessa hora que o vírus pode ser transmitido com muita facilidade. No último estágio, a ferida seca e sara. Depois disso formam-se cascas e ocorre a cicatrização.

Para Carlos Augusto, o pior estágio é quando formam as bolhas. "Os lábios ficam realmente dolorosos, mas o pior é a aparência. Todos olham com nojo para mim", diz o publicitário.

Prevenção e Tratamento

"Ao identificar infecção, lave sempre as mãos após tocá-la. Não coloque a mão em seus olhos. É preciso evitar o contato com os lábios de outras pessoas na primeira fase do aparecimento do herpes. Deve-se manter cuidados rigorosos de assepsia na zona do lábio afetada, por meio da aplicação de produtos que garantam a sua boa desinfecção", aconselha a dermatologista.

Durante o tratamento, Denise indica uma pomada especial com objetivo de acelerar o processo de cicatrização. Ela ainda alerta para proteger a área contra o sol e não furar as bolhas ou arrancar as crostas das feridas.
Por Vila Equilibrio

4 comentários:

Anônimo disse...

Bom nível de informação. Entretanto, o site devia providenciar o recurso para uma impressão "limpa". O PDF gerado com a informação da página tem mais de 5MB de tamanho, para poucas páginas, quando poderia ter uns 200kB. Fica como sugestão.

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Obrigado pela sugestão.
Já está sendo providenciada as mudanças.
Valeu ......

Unknown disse...

Pode passar sabão amarelo para higienização???

Anônimo disse...

Tive um relacionamento a 01 ano,ele tem herpes labial, somente agora meu labios apareceram pequenas lesoes como se fosse queimadura e uma afta por ser herpes mesmo depois de um ano.