9.10.2010

Monitoramento de resíduos tóxicos em vegetais



O Ministério da Agricultura e da Pecuária (Mapa) vai ampliar o monitoramento sobre a qualidade dos produtos de origem vegetal em relação aos níveis de resíduos agrotóxicos.

Para a safra 2010/2011, foram incluídos seis novos produtos que serão submetidos a análise: alho, soja, laranja, pimentão, feijão e café. A ação foi oficializada por meio da Instrução Normativa 21, publicada nesta quinta-feira, 9, no Diário Oficial da União.

O monitoramento faz parte do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal, que inclui 25 culturas, entre grãos, frutas, oleaginosas e hortaliças. São elas: abacaxi, alface, amendoim, arroz, banana, batata, castanha-do-Pará, limão, lima ácida, maçã, mamão, manga, melão, milho, morango, pimenta-do-reino, tomate, trigo e uva, além das recém-incluídas.

De acordo com o Serviço de Controle de Resíduos da Área Vegetal do Mapa, o programa coleta 1.525 amostras de alimentos nacionais e importados, como o trigo. Esse cereal é o principal produto agrícola importado pelo Brasil e responde por quase metade da necessidade interna. O número de amostras recolhidas de produtos importados depende do volume adquirido pelo País.

Os alimentos produzidos internamente são coletados em estabelecimentos beneficiadores e em centrais de abastecimento, principalmente na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), um dos maiores centros de comercialização atacadista do mundo. Já as amostras dos alimentos importados são coletadas nas aduanas.
Estadao




Nenhum comentário: