9.06.2010

Sapatos que prometem tonificar glúteos têm mesmo resultado que tênis de corrida

Sapatos que prometem tonificar glúteos e coxas estão voando das prateleiras das lojas, nos Estados Unidos, direto para os pés até dos mais avessos a caminhadas. Especialistas divergem sobre a eficácia dos calçados, mas concordam que qualquer coisa que estimule a atividade física é válida.

"Eu digo às pessoas para trabalhar e deixar a parte inferior do corpo na melhor", afirmou Denise Austin, especialista em fitness e porta-voz da Skechers Shape-ups. "Os sapatos tonificantes fazem você se sentir como se estivesse andando na areia", disse.

Os tênis têm sola curva e acolchoado extra para alterar o modo de andar, supostamente envolvendo músculos raramente usados e aumentando o fluxo sanguíneo.

"Na hora em que você os calça, você pensa 'boa postura!'", conta a especialistas. "Eles deixam os usuários mais conscientes do que com os sapatos normais."

Cedric Bryant, cientista do Conselho Americano de Exercício (ACE, na sigla em inglês) disse que a instabilidade dos sapatos que tonificam pode causar o aumento do esforço.

"Muitos fabricantes promovem esses sapatos para ajudar a tonificar os músculos dos membros inferiores, assim como queimar mais calorias", disse Bryant.

Por conta disso, o ACE encomendou um estudo pequeno na Universidade de Wisconsin para comparar três marcas de calçados para tonificar a tênis de corrida regulares, usando dois grupos de 12 participantes do sexo feminino.

"Os resultados foram surpreendentemente consistentes", disse Bryant. Todas as pessoas queimaram o mesmo número de calorias e todos ativaram os mesmos músculos. Não houve diferença significativa entre os dois grupos.

"Baseado em nosso estudo, se você está à procura de sapatos que queimam calorias e tonificam os músculos, você pode escolher qualquer sapato tonificante ou tênis regular", disse Bryant.

John Porcari, que comandou a equipe do estudo, disse que qualquer dor muscular adicional aparece provavelmente devido ao amortecimento do calçado.

"É isso que vai tonificar os glúteos e pernas? Não. Seu corpo vai apenas se acostumar com isso."

Aqueles que esperavam que o tênis modelasse e tonificasse, podem ficar desapontados. Bryant notou que podólogos têm usado por muito tempo a marca MBT (Masai Barefoot Technology), para tratar pessoas com instabilidade no tornozelo.

Barbara Belyea, professora de terapia física no Ithaca College, em Ithaca, Nova York, descreveu o caso de um homem saudável de 72 anos de idade com problemas de equilíbrio, que usou os sapatos por dez semanas. Ao final do experimento, ele mostrou aumento na força muscular dos membros inferiores e o equilíbrio melhorou.

"Seria interessante usar MBTs em um grande estudo com pacientes que são mais frágeis", disse Belyea.

Bryant disse que os sapatos tonificantes efetivamente chamaram a atenção para a caminhada.

"Se conseguirmos tirar mais pessoas do sofá, isso é uma coisa maravilhosa",
Folha
REUTERS

Nenhum comentário: