9.05.2010

O cérebro X alimentação. Carência emocional?


O que te fez engordar ?
Porque é tão difícil emagrecer e permanecer magra ?
As respostas a essas perguntas parecem óbvias para vc não é mesmo ?
Afinal, vc engordou porque comeu muito mais do que precisava, e tem dificuldades em emagrecer ou manter o peso, porque a tentação é grande, é difícil resistir a um bom prato de feijoada, massas, aos maravilhosos doces que existem por aí.
Mas essa não é a resposta certa.
O que te fez engordar, foi encontrar na comida um substituto para suas carências emocionais. E fez isso virar um ciclo vicioso. Quando estava triste com algo, comia para superar, depois ao ver que de nada adiantava, pois a tristeza ainda estava lá, vinha a culpa por ter comido tanto, para se penitenciar por essa culpa, entrava de cabeça em mais uma orgia alimentar!
Emagrecer não é apenas questão de fechar a boca, ou comer isso ou aquilo.
Emagrecer e conseguir manter o peso está muito além de uma boa alimentação, claro que ter uma boa alimentação e praticar algum tipo de atividade ajuda a emagrecer, mas mais importante que isso, é a auto-aceitação que temos de ter, nos amar acima das qualidades ou defeitos, emagrecer começa de dentro para fora! Só assim conseguiremos emagrecer de verdade e manter o peso conquistado.
A conquista de um corpo bonito, de uma vida saudável, para ser definitivo começa pelo nosso cérebro.
Vc com certeza já ouviu a palavra “auto-sabotagem”.
Sabotagem significa toda a ação que visa prejudidar o trabalho de alguém. Sua origem vem da França, onde a palavra ¨sabot¨quer dizer tamanco e antigamente, os operários trabalhavam usando tamancos.
Nos protestos contra o patrão , jogavam os tamancos sobre as máquinas para danificá-las, daí o têrmo ficou conhecido com o seu significado atual.
Auto-sabotagem é toda a ação que fazemos para prejudicar o nosso próprio trabalho, inconcientemente.
Nem sempre percebemos que nosso maior inimigo está dentro de nós mesmos.
É um sentimento mais forte, como se fosse outra pessoa comandando nossas ações, nos impedindo de acertar.
Sua inimiga, a auto-sabotagem, fica escondida, esperando a hora de entrar em ação e mesmo que vc não queira acreditar, quem a controla é o seu cérebro !
Por isso, seu emagrecimento tem que começar de dentro para fora.

Seja sincera consigo mesma e admita. Quantas vezes depois de uma compulsão alimentar por motivos emocionais, vc concluiu que já que tinha jogado tudo pro alto e estragado o dia, então comeria a vontade naquele resto de dia que sobrava, e deixaria para o dia seguinte a tarefa de ter controle novamente sobre a comida ?
Esse é um ciclo vicioso que já está instalado em seu cérebro. Que se repete a cada dificuldade encontrada.
Mas vamos ir mais fundo nisso. Porque a comida lhe traz essa sensação de bem estar ? Por que ao invés de atacar a geladeira ou fogão, vc não vai direto ao que causou o problema e enfrenta de uma vez por todas a questão ?
Se vc estiver sendo sincera, sua resposta será por que vc não se sente capaz de resolvê-lo.
Porque vc não acredita realmente em seu potencial para isso ! Vc se considera derrotada antes mesmo de tentar. Então corre atraz do que já está gravado em seu cérebro, desde sua infancia. Para o seu cérebro, bem estar e comida andam juntos.
Esse é um erro muito comum que os pais cometem em relação aos seus filhos. Quando a criança nasce, seu cérebro está vazio, sem conceitos ou preconceitos. A maioria das mães, achando que estão zelando pela saúde dos filhos, ao escutar seu bebê chorar, sempre imaginam que é fome, e lá vai uma mamadeira quentinha e gostosa para a criança, e a cada choro, mais uma mamadeira, deixando de lado a recomendação do pediátra de que a criança deve comer a cada 3 horas.
E o cérebro da criança por sua vez, assimila que a cada dificuldade ou desconforto a solução é comer!
Mais adiante, essa mesma criança, é bombardeada por mais conceitos errados. Quem, quando criança, nunca ouviu da mãe, pai ou avó, que se não comer tudo o que está no prato, não vai crescer, não será inteligente, não será forte e saudável ?
Ou então frases como:
___ Só poderá brincar depois de comer tudo !
___ Se comer tudo eu lhe dou sobremesa !
___ Isso mesmo ! Que menina linda ! Comeu tudo !
___ Come para deixar a mamãe feliz tá ?
E mais uma vez, nosso cérebro vai guardando que para ser feliz, para ser bonita, para todos ficarem felizes é necessário que se coma bem e esse comer bem significa comer tudo. Por
isso aquela sensação que temos de ter que comer tudo o que está na mesa, de que quanto mais farta a mesa estiver, melhor .
Fonte:Utopia Real

Nenhum comentário: