Como Patricia ficou depois de perder 34Kg
Sempre fiz o estilo cheinha. Quando queria emagrecer adotava dietas mirabolantes que eliminam peso rápido, mas logo engordava novamente. Até que fui pega de surpresa com uma cirurgia de emergência na vesícula, o que me obrigou a ficar de repouso.
Em casa e angustiada com a recuperação, desandei a comer tudo o que encontrava pela frente. De repente, me vi obesa! Tentei novamente fazer dietas mágicas, mas só passava fome e não emagrecia. Procurei, então, ajuda de uma endocrinologista. Ela me orientou a tirar uma foto e anotar em um diário tudo o que eu comia ao longo do dia. Quase não me reconheci na imagem que vi e a lista de alimentos era absurda. Levei um choque!
A reviravolta
Resolvi então aproveitar os 30 dias de férias e fazer um “Spa em casa”. O cardápio de 1000 calorias, passado pela médica, era dividido em cinco refeições diárias, com frutas, legumes, verduras e alimentos integrais. Cortei totalmente a farinha branca (incluindo pães e massas), refrigerante, chocolate e frituras e diminui a ingestão de sal, leite e carne vermelha.
Passei a mexer o corpo duas vezes ao dia. Fazia 40 minutos de caminhada na rua e 20 minutos de alongamento em casa. Também investi na massagem modeladora e na drenagem linfática diariamente para dar uma forcinha. Para não cair em tentação, não frequentei nenhuma festinha nem encontrei os amigos nesse período. Fiquei de férias do mundo.
No mês seguinte, quando voltei ao trabalho, estava 8 quilos mais magra. Já me sentia outra pessoa, mais disposta. Tinha dado o primeiro passo, mas havia um longo percurso pela frente: faltavam muitos quilos para chegar ao meu peso ideal. Percebi que, para alcançar meu objetivo, precisava controlar o stress. Navegando na internet, descobri a ONG Arte de Viver. Lá, aprendi técnicas de respiração e meditação, baseadas na ioga, que mudaram a minha vida. Com a prática dos exercícios, passei a ser mais tranquila e, aos poucos, a ansiedade e a compulsão a comida foram diminuindo. Faço um exercício de relaxamento toda manhã, antes de sair de casa. Aprendi que o meu bem-estar deve vir em primeiro lugar.
Para continuar firme no projeto, me matriculei na academia e contratei um personal trainer. Ele montou um treinamento com caminhada na esteira, transport e musculação cinco vezes por semana. Também continuei com a drenagem linfática três vezes por semana. E, pela primeira vez na vida, coloquei um prazo mais longo para atingir minha meta, pois aprendi que a mudança deve ser gradual e para sempre.
O meu objetivo era eliminar 30 quilos em um ano, mas consegui em oito meses. Seis meses depois e na fase de manutenção, já perdi mais 4 quilos. Estou radiante! Agora, até me permito comer pizza e chocolate, mas intensifico a malhação e fecho a boca no dia seguinte. Comprei uma bicicleta e ganhei um par de patins do meu marido para praticar exercícios ao ar livre. Aos poucos, comecei a correr também. A primeira vez que cruzei a linha de chegada de uma prova de rua, chorei de felicidade.
Hoje, descobri novas formas de diversão. Antes, ia encontrar com os amigos nos bares. Agora, vamos à praia. E troquei as saídas nos restaurantes com o meu marido por circuitos de corrida.
Quatro dicas para o sucesso
• Anote tudo o que come em um diário. Você vai ter a real noção da quantidade e qualidade da sua alimentação.
• Para evitar que a ansiedade atrapalhe a sua dieta, dê um prazo longo para atingir a sua meta. A mudança deve ser gradual e para sempre.
• A variação do cardápio e do plano de malhação garantem aderência no plano. Experimente novas receitas leves e atividades diferenciadas.
• Cinco minutinhos de mediação diária espanta o stress, controla a ansiedade e a compulsão por comida.
Passo a passo para relaxar
Quando o stress e a ansiedade aparecem, não há nada melhor do que parar, respirar fundo e esvaziar a mente. Eu faço esse exercício de respiração e meditação todos os dias. É simples, rápido e não custa nada. Experimente!
1. Procure um lugar tranquilo.
2. Sente no chão, confortavelmente, com a coluna reta e as pernas cruzadas. Se preferir, pode sentar em uma cadeira, com os pés no chão.
3. Feche os olhos.
4. Perceba todos os barulhos do ambiente. Não rejeite nenhum deles, apenas tenha consciência.
5. Respire de forma calma e profunda.
6. Caso venha algum pensamento na mente, não rejeite, apenas observe e deixe que ele vá embora.
7. Fique nessa posição o tempo que conseguir.
8. Caso haja algum desconforto no corpo, apenas observe, mas continue no mesmo lugar.
9. No final, abra os olhos devagar.
Comece com cinco minutos e vá aumentando aos poucos. É recomendado fazer 20 minutos de meditação duas vezes ao dia.
Boa Forma
Nenhum comentário:
Postar um comentário