11.02.2011

Tiroxina, Triiodotironina: indicações


A Tireóide é uma pequena glândula em forma de borboleta situada na face anterior do pescoço e logo abaixo do pomo de adão, a tireóide é uma glândula formada por pequenos sáculos preenchidos por uma proteína rica em iodo denominada Tireoglobulina. Sua principal função é regular o metabolismo e o ritmo com que o nosso organismo produz, utiliza e armazena energia. Seus principais hormônios são a Tiroxina (T4) e a Triiodotironina (T3).Cerca de 93% da produção diária da tireóide é de Tiroxina (T4), enquanto que Triiodotironina (T3) é produzido principalmente por conversão nos tecidos periféricos. Para um perfeito equilíbrio do nosso organismo, nós precisamos, igualmente, de T4 e T3. A principal função da Tiroxina (T4) não é agir diretamente nos tecidos, e sim, ligar-se no sangue a uma proteína transportadora de hormônios tireoidianos denominados TBG, permitindo que a Triiodotironina (T3), o verdadeiro hormônio, fique inteiramente livre para viajar pela corrente sangüínea e ligar-se rapidamente aos tecidos-alvos que dele necessitam, exercendo, desta maneira, a sua vital função de regulador metabólico. A Triiodotironina (T3) e a Tiroxina (T4) tem ação tanto catabólica quanto anabólica, atuando assim, em processos normais do metabolismo, crescimento e desenvolvimento, especialmente no sistema nervoso central das crianças. As concentrações dos hormônios tireóideos circulantes são reguladas por um sistema de retro alimentação no qual está implicado o hipotálamo, a hipófise anterior e a tireóide. Alguns estudos têm demonstrado que grande parte das pessoas que fazem tratamento para o Hipotireoidismo usando somente Tiroxina (T4), converte este hormônio em T3 Reverso, ou seja, uma forma de hormônio inativa e que não tem capacidade de agir no metabolismo, desta forma, permanecem apresentando sinais e sintomas claramente indicativos de que o tratamento não está funcionando. Portanto, para que se possa obter a eficácia terapêutica, se faz mandatória a reposição não só de Tiroxina (T4), mas também de Triiodotironina (T3), respeitando as suas proporções e equivalências metabólicas, permitindo a obtenção de resposta celular fisiológica.
Indicações
• Elevação da sensação de bem estar;
• Aumento da lipólise
• Aumenta da resistência ao esforço físico
• Melhora da memória
• Diminuição dos níveis de colesterol
• Aumento da capacidade de concentração
• Aumento da disposição
• Normalização do humor e do comportamento
 FONTE: contato@abibmaldaunneto.com.br

TIROXINA E TRI-IODOTIRONINA

    A tiroxina (T4) e a tri-iodotironina (T3) são hormônios sintetizados pela glândula endócrina tireóidea, localizada na região anterior do pescoço lateralmente à laringe e à traqueia, tendo secreção regulada por estímulos tireoideoprópico (tireotrofina), produzida pela hipófise.





A disfunção na produção destas substâncias, além de manifestar deficiência visual, com projeção dos olhos saltando da órbita ocular (situação onde os olhos ficam arregalados), condição caracterizada por exoftalmia, também pode provocar a dilatação da glândula tireóidea, formando um “papo” no pescoço (bócio).
Quando em excesso, expressa um quadro clínico denominado de hipertireoidismo, apresentando os seguintes sintomas: ansiedade, cansaço ou insônia, tremores, aumento da sudação, falta de ar, diminuição de peso.
Quando insuficiente às necessidades metabólicas, configura um quadro de hipotireoidismo, sendo os sintomas: aparência apática, tendência a engordar, pele seca e escamosa, intolerância ao frio e cansaço excessivo.
Durante a infância, caso não seja detectada essa deficiência, o organismo pode apresentar um estado de retardo do crescimento e debilidade mental, condição conhecida por cretinismo.
Por Krukemberghe Fonseca

2 comentários:

Anônimo disse...

Tenho hipotireodismo e conseguia controlar com o tiratricol 980mcg, vcs fazem essa dosagem? Qual o valor?

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Converse com seu médico e boa sorte.