Equipamento oferece mais de 3 mil desenhos.
Aparelho não substitui o serviço da manicure, mas agrega valor ao trabalho.
O setor de beleza deve continuar em alta em 2012. No Rio Grande do Sul, uma empresa desenvolveu a máquina de decorar unhas, que oferece mais de 3 mil desenhos. O equipamento não substitui o serviço da manicure, mas agrega valor ao trabalho.
A máquina de decorar unhas pesa 12 kg e tem 22 cm de altura. É só colocar o dedo no suporte, esperar 30 segundos, e a unha já sai com o visual diferente.
O empresário Astor Lermen levou um ano para desenvolver o equipamento. Ele investiu R$ 120 mil para montar a fábrica no Rio Grande do Sul. “Eu identifiquei uma necessidade da manicure de levar moda para suas clientes. Então fui buscar no exterior essa tecnologia e desenvolvemos uma máquina dentro da realidade da manicure do Brasil. Isso agrega valor hoje para a manicure e traz bons negócios”, diz Lemen.
O equipamento é uma impressora. Tem circuito e um carrinho com cartucho colorido normal, adquirido no mercado. Só que, enquanto a impressora puxa o papel, aqui o carrinho se desloca até o dedo. Um software, desenvolvido pela empresa, ajusta o desenho de acordo com as dimensões de cada unha.
“A pessoa pode colocar o dedo no suporte, ajusta as cores conforme a dimensão da unha, passa para o software e manda a impressão que vai ficar exatamente no lugar determinado”, diz o montador Cássio Costa.
O diferencial da empresa são os desenhos que a cliente pode usar. São 3 mil modelos diferentes, em xadrez, borboleta, pele de onça, coqueiro. Todos com detalhes e muito coloridos. A cada coleção, são lançados 180 novos desenhos.
“A gente cria através do que tem no momento, assim do que está na moda, qual a estação, as cores da estação, o que tem em revista, blogs de moda da internet, e enfim, aí a gente cria o que tem no momento e o que é tendência”, diz a designer Jéssica Bittencourt.
Primeiro, é preciso pintar a unha com esmalte e base, que ajudam a fixar a tinta de impressão. A cliente escolhe o desenho no computador. Depois, com o posicionado, aciona-se a máquina.
O empresário abriu franquia do negócio. Custa R$ 4 mil. Inclui o equipamento e um kit de esmalte, base e verniz. Com 100 clientes por mês, o faturamento previsto é de R$ 1.500. A franqueadora dá treinamento e fornece novos desenhos todo ano.
“Estamos apostando no sistema de franquias, para serem exclusivas. As manicures vão trabalhar com exclusividade em sua cidade, no seu bairro. Nosso crescimento em 2011 foi 40%. Nossa previsão para 2012 é de 60%”, diz Lernen.
A fábrica já vendeu 300 unidades para o Brasil, outros países da América Latina e Europa. Há nove meses, um salão, na grande Porto Alegre, comprou uma máquina. O equipamento movimentou o salão. Os desenhos coloridos atraíram novas clientes e dobraram o faturamento na seção de manicure. Em três meses de operação, a máquina se pagou.
Um cartucho de impressora pinta 900 unhas. Fazendo as contas, o material para decorar as duas mãos custa, para a empresa, R$ 0,90. E o preço cobrado no salão é de R$ 15.
“Ela não gasta muita tinta, o custo é baixíssimo e virou referência. As pessoas vêm fazer a unha e já acabam fazendo outras coisas”, diz a gerente Cissa Souza.
Em São Paulo, a máquina está em outro salão. Todos os dias, o empresário Edcarlos de Paula faz a propaganda da máquina de decorar unhas. “O aumento foi em média de 60% dos clientes”, diz.
O salão decora unhas de mais de 100 clientes por mês. Gente que vem atrás de exclusividade. O perfil das clientes é um pouco diferente. Em vez de desenhos, a maioria imprime fotos nas unhas.
Edicarlos conecta a máquina fotográfica no computador, descarrega a foto e faz os ajustes na imagem. Depois, é só imprimir nas unhas.
A fábrica de máquina de decorar unhas projeta crescimento. No Brasil, o mercado de esmaltes deve faturar R$ 600 milhões em 2012. E, cada vez mais, a mulher brasileira recebe de braços abertos todo tipo de inovação e tecnologia.
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