2.09.2012

TIPOS DE LESÕES NO JOELHO

Tipos de lesões no joelho

As lesões ocorrem tanto na prática de esportes quanto no sexo. Confira os principais tipos de lesões.

Quem pratica esporte e faz exercícios diariamente, sabe que o joelho é uma das partes do corpo que mais precisa de atenção. Por ser uma articulação complexa e responsável por suportar e carregar boa parte do peso do corpo, ele se torna mais vulnerável a lesões.
Para acabar com todas as dúvidas e te ajudar a proteger os seus joelhos, confira uma entrevista com Dr. Paulo Henrique Araujo, ortopedista e cirurgião:
1.   Quais as lesões mais comuns no joelho e por que elas ocorrem?
As mais frequentes são lesões ligamentares, meniscais e condrais (cartilagem). Elas ocorrem, normalmente, em decorrência de traumas relacionados à prática desportiva. A lesão ligamentar mais comum é a do ligamento colateral medial, que se localiza superficialmente na face interna do joelho, e que frequentemente se associa a outras lesões, porém seu tratamento normalmente não requer cirurgia e o paciente se recupera completamente.
A lesão que mais requer tratamento cirúrgico é a do ligamento cruzado anterior, muito frequente em jogadores de futebol profissionais e recreacionais. A artrose do joelho também é muito comum e é ocasionada pelo desgaste da cartilagem articular ao longo dos anos.
2.   Quais atividades profissionais e/ou esportivas estão mais suscetíveis a traumas nesta região?
No Brasil, o futebol é o campeão absoluto como fonte de lesões no joelho. Porém, qualquer atividade esportiva pode desencadear problemas sobre eles. Atividades profissionais também podem levar a lesões específicas nos joelhos, de acordo com a postura adotada no desempenho das funções.
Por exemplo, profissionais de escritório, que ficam sentados por longo período com os joelhos fletidos tem maior chance de desenvolver dores patelares em consequência de encurtamento muscular. Trabalhadores que desenvolvem suas funções em terrenos acidentados têm maior chance de sofrerem entorses.
3.   E quanto ao sexo, homens ou mulheres sofrem mais com lesões no joelho?
Em números absolutos, os homens superam as mulheres em lesões no joelho, em decorrência de traumas esportivos por uma razão simples: o público masculino pratica mais esportes de risco para os joelhos do que as mulheres. Porém, elas apresentam risco de lesão no ligamento cruzado anterior maior do que os homens e isso se deve a fatores biomecânicos e anatômicos. Por exemplo, se ambos jogarem futebol, basquete, vôlei, handball ou qualquer outro esporte de risco, a mulher tem mais chance do que o homem de sofrer lesão especificamente no ligamento cruzado anterior.
4. Para as mulheres, o uso constante de saltos pode causar problemas na movimentação do joelho?
O uso de salto leva a um encurtamento muscular e ao deslocamento do centro de gravidade do corpo, o que pode ocasionar alterações articulares nos membros inferiores em geral, incluindo os joelhos.
5. Quais os tratamentos indicados para as lesões no joelho?
Obviamente que o tratamento específico dependerá do tipo da lesão, podendo variar de medidas simples, como imobilização e as descritas acima, até tratamentos cirúrgicos para reconstrução ou reparo das estruturas lesionadas. Entretanto, medidas gerais e imediatas cabem a qualquer trauma no joelho. O tratamento imediato é sintomático, ou seja, combater a dor e o inchaço com medidas simples, como manter a perna elevada, gelo e anti-inflamatórios.

Lesões ligamentares do Joelho
David Homsi
O joelho é uma articulação que permite movimentos de flexão, extensão e alguns graus de rotação. Sua estabilidade medial e lateral é provida através de ligamentos medial e lateral resistentes ( lig.colateral medial e lig.colateral lateral ),  enquanto sua estabilidade anterior e posterior é provida pelos ligamentos cruzados anterior e posterior. Deste modo os ligamentos são vulneráveis a qualquer movimento que force o joelho a mover-se em planos anormais, e tais lesões são relativamente comuns em esportes que grande esforço físico ( futebol, corridas, maratonas, TRIATHLON, entre outros ).
Um ligamento pode ser distorcido ( distendido com ruptura de poucas fibras ) ou pode ser rompido parcial ou até completamente. 
1.  Rupturas do ligamento medial
Como  o lado externo do joelho está mais exposto é o mais frequentemente lesado, ele é o mais rompido que qualquer outro ligamento do joelho. Uma violenta batido sobre o lado lateral, forçando o joelho em valgo estaremos rompendo ou distendendo o ligamento medial.
Dependendo da força do trauma podemos não só lesar este ligamento, mas também lesar menisco medial, lig.cruzado anterior ( tríade infeliz descrita por O`DONOGHUE.
  • TRATAMENTO: Nas rupturas parciais o único tratamento necessário é a aspiração da hemartrose e a imobilização do joelho estendido por 6 semanas, onde o indivíduo será forçado a realizar exercícios isométricos do quadriceps.

Nas rupturas completas do ligamento medial ( em especial às ligadas ao lig.cruzado anterior ), a articulação do joelho está instável, sendo preciso em jovens e atletas a exploração cirúrgica imediata da articulação, fazendo o reparo cirúrgico do ligamento rompido e cápsula se estiver rompida, após cirurgia imobilização do joelho por 6 semanas.

2. Rupturas do ligamento lateral
As rupturas do ligamento lateral são menos comuns que a do medial, uma complicação única  das rupturas do ligamento lateral é a lesão por tração  do nervo fibular comum, que pode ser irrecuperável.
  • TRATAMENTO: IDEM AO LIG.COLATERAL MEDIAL.
3. Rupturas dos ligamentos cruzados
Os ligamentos cruzados podem ser rompidos  em associação as lesões dos ligamentos medail e lateral, mas podem também ocorrer isoladas do ligamento cruzado. Assim a tíbia é dirigida para frente em relação ao fêmur ou vice – versa ou até mesmo quando a articulação é hiperestendida, o ligamento cruzado anterior pode ser rompido ( pode-se fazer o teste de gaveta anterior para confirmar a instabilidade do joelho ).
O mecanismo reverso da lesão pode trazer uma lesão do cruzado posterior ( pode-se fazer o teste de gaveta posterior para confirmar instabilidade do joelho ).
  • TRATAMENTO: o reparo cirúrgico é difícil e a forma mais razoável de tratamento para não atletas é a imobilização do joelho em cilíndro gessado, o indivíduo pode caminhar com o aparelho gessado após 6 semanas e realizar exercícios isométricos do quadríceps. Em atletas ativos que exigem boa estabilidade do joelho, métodos de reparação intra e extra-articular são efetivos.
4. Complicações das lesões ligamentares do joelho
A complicação mais desagradável especialmente em atletas é a instabilidade residual da articulação do joelho. Exercícios ativos são indicados e auxiliam a desenvolver a força dos músculos ( particularmente do quadríceps )
A reparação tardia pode necessitar de reparações cirúrgicas reconstrutivas.
BIBLIOGRAFIA
  • O`Donoghue, D.H.: Treatment of injuries to athletes - Philadelphia, W. B. Saunders, 1995
  • McGinty, J. B.: Modality of diagnosis or treatment to athletes - Philadelphia, No 2, 1997
  • Galway, H. R. and Macintosh, D. L.: A sympton and sign anterior, posterior cruciate ligament insufficiency. Clin. Orthop. 147; 45-50, 1997

GELATINA PREVINE LESÕES NAS ARTICULAÇÕES

Gelatina previne lesões nas articulações
Além de ser uma das melhores opções de sobremesa para quem quer emagrecer, a gelatina traz diversos benefícios à saúde, deixa a sua unha mais forte e o seu cabelo mais vistoso!

Com o passar dos anos não é de se estranhar que o corpo humano apresente lesões degenerativas e inflamatórias que atingem músculos, ossos, articulações, tendões e ligamentos que impedem o bom funcionamento e desempenho da nossa estrutura corporal. Em geral, essas transformações tornam-se crônicas e requerem tratamentos prolongados que nem sempre são eficazes.

Na tentativa de minimizar essas perdas, pesquisas com a gelatina tem sido desenvolvidas e já apresentam valiosos resultados. De acordo com o farmacêutico bioquímico Carlos Henrique, as pesquisas comprovaram que o consumo regular de gelatina melhora, consideravelmente, os processos inflamatórios e degenerativos do corpo, em particular os das articulações. 

Utilizada, principalmente, na produção de produtos substitutivos do sangue e também na produção de cápsulas para medicamentos, a gelatina é considerada uma substância valiosa tecnologicamente. “Por ser composta basicamente de aminoácidos, ser de fácil absorção e podendo ser usada de inúmeras maneiras, como em forma de doce, a gelatina se tornou um produto visado e de fácil aceitação no mercado”, declara o especialista.

Nela é encontrada uma grande concentração de prolina e hidroxilina, aminoácidos imprescindíveis na síntese, na manutenção e na restauração das estruturas do tecido conjuntivo como ossos, tendões, ligamentos e cartilagem das articulações.

Bastante utilizada para fins estéticos, a gelatina também ajuda a melhorar a aparência de cabelos, unhas e pele. Quando ela ou seus derivados são consumidos com regularidade, o crescimento e o estado das unhas e dos cabelos, por exemplo, também são influenciados positivamente. Para os especialistas a dose necessária para repor as perdas naturais de colágeno é de 10g de gelatina hidrolisada por dia.

Nenhum comentário: