2.08.2012

Saiba como tomar sol na medida certa e usar o autobronzeador

Filtro em creme, gel, aerossol, musse ou sérum deve ser repassado sempre.
Autobronzeador atinge camada superficial da pele e é alternativa ao sol.

Do G1, em São Paulo
Para aproveitar bem os dias de sol neste verão, é preciso tomar cuidado para o corpo não ficar vermelho, ardido ou com bolhas decorrentes de queimaduras.Cada cor e tipo de pele tem um tipo de filtro mais indicado, que pode ser em creme, gel, aerossol, musse ou sérum (fluido concentrado). Mas, independentemente das características individuais, o fator de proteção solar (FPS) mínimo deve ser o 15.
 Infográfico autobronzeamento (Foto: Arte / G1)
Para quem usa hidratante, base ou creme anti-idade, o ideal é preferir produtos que já contêm filtro. E a atenção deve ser redobrada na praia, que potencializa o efeito dos raios ultravioleta (UV) por causa do sal e da areia. Portanto, proteja-se sempre da radiação com o filtro, mesmo se ficar sob o guarda-sol.
Protetor solar (Foto: Arte/G1)A dermatologista Márcia Purceli destacou que uma colher de chá de protetor solar para cada membro, tórax e abdômen é o suficiente para garantir o bloqueio por pelo menos duas horas. No rosto (que deve incluir orelhas e pescoço), metade dessa quantidade basta.











 Em caso de queimadura do sol, a recomendação é pôr um algodão com chá de camomila sobre a pele. Segundo a médica, quem se expõe muito ao sol deve preferir camisas nas cores azul, vermelha ou amarela. Se for uma roupa branca e ela estiver molhada, pode deixar passar até 50% da radiação UV.
Uma alternativa mais segura que o sol – e tão eficaz quanto – é o autobronzeador. Só é preciso saber aplicá-lo de modo uniforme para não ficar com manchas. Abaixo, a médica ensina a melhor forma de usar o produto e o que fazer antes e depois disso.
FPS para cada tipo de pele
- Pessoas claras, sardentas e de olhos azuis sempre se queimam e nunca se bronzeiam. Precisam de fator de proteção solar (FPS) 30 ou mais forte

- Mulheres de qualquer cor que tenham melasmas (manchas causadas por vários fatores) devem passar FPS 50 ou 60

- Homens de olhos e cabelos castanhos e pele morena podem usar FPS 15

- Crianças de até 12 anos têm necessidade de FPS acima de 40

- Crianças de até 6 meses não devem usar protetor. O recomendável nessa idade é tomar sol diariamente por 10 minutos até as 9h

Brozeamentos que deram errado

(clique nas imagens)


Donatella Versace exibe bronzeado no final do desfile de sua grife, em MilãoJuju Salimeni literalmente torrou nas férias em CancunMirella Santos mostrou bronzeado intenso há dois anos no show da cantora BeyoncéA modelo Bar Rafaeli adora uma praia; no ano passado, em Cannes, ela ficou com o nariz vermelho de tanto solEllen Jabour teve que usar maquiagem para atenuar a cor na gravação do "Luau MTV" na semana passadaParis Hilton foi ao festival Coachella, em abril passado, com cor de quem passou tempo de mais na praia (ou na cama de bronzeamento artificial)O estilista Valentino é um clássico no quesito equívoco de verão; nesta foto, tirada no Festival de Veneza do ano passado, ele aparece com a modelo Bianca BrandoliniA coloração de pele (e de cabelo) de Donald Trump é tão estranha que parece 100% artificial; aqui ele está em evento político do Partido Republicano, no último dia 2E a cor cenoura de Arnold Schwarzenegger? Ele estava na abertura do 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade, no Hotel Tropical, em ManausDe férias no Caribe, Michael J. Fox ficou com manchas típicas de quem não passou protetor direitoEm 2004, Lindsay Lohan surgiu com cor de rata de praia em uma premièreVictoria Beckham também já foi adepta ao superbronzeamento, como prova esta foto de 2004
Stefano Rellandini/Reuters

Nenhum comentário: