2.08.2012

O filtro solar ajuda a evitar o aparecimento de manchas e câncer de pele.

Além do filtro, raios UVA e UVB, luz artificial e autobronzeador foram tema.


Do G1, em São Paulo


Um único programa não foi suficiente para responder a todas as dúvidas sobre manchas de pele. Por isso, o Bem Estar desta segunda-feira (5) voltou no assunto, com a dermatologista e consultora Márcia Purceli, que esteve presente no estúdio ao lado do engenheiro químico Alessandro Mendes.
A médica explicou a cada quanto tempo se deve repassar o filtro solar, a diferença entre os raios solares UVA e UVB e por que as sardas aparecem. Além disso, falou sobre a importância de usar o protetor mesmo sob a luz artificial e como aplicar o autobronzeador em casa.
Manchas e protetor solar (Foto: Arte/G1)


O filtro solar ajuda a evitar o aparecimento de manchas e câncer de pele. Todas as pessoas, de cor clara ou morena, têm que usar diariamente o produto, que bloqueia o sol e, por essa razão, impede que o que hoje é vermelho se torne marrom no futuro.
Segundo Márcia Purceli, alguns produtos cosméticos – como batons, bases e xampus –, bonés e roupas já são fabricados com protetor solar. E, antes de passar o filtro, é ideal aplicar um hidratante. Nos dois casos, deve-se buscar um específico para o rosto e outro para o corpo.
Além do sol, a luz das lâmpadas estimula a produção de melanina, proteína responsável pelas manchas. Portanto, é fundamental usar o protetor mesmo em ambientes fechados.
O filtro solar pode ser físico ou químico (também chamado de orgânico). O primeiro é composto por óxido de titânio e/ou óxido de zinco e tem como função refletir o sol. Causa menos alergia, porque não penetra na pele. Já o segundo é feito de moléculas orgânicas e absorve os raios solares.
Antes de usar um autobronzeador, a pele deve ser esfoliada, principalmente nas áreas mais grossas, como cotovelos, joelhos e calcanhares.
Isso pode ser feito em casa, com açúcar e água. Podem-se usar quatro colheres de sopa de água em temperatura ambiente e quatro de sobremesa de açúcar, ou a quantidade suficiente para formar uma papa.
Também podem ser acrescentadas quatro gotas de óleo de amêndoa ou semente de uva, que ajudam na hidratação. Além disso, depois da esfoliação é importante hidratar bem a pele com creme.
Pele e manchas (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário: