2.07.2012

Saúde da mulher

O exame papanicolau deve ser feito com regularidade. Foto: Getty Images

O exame papanicolau deve ser feito com regularidade
Foto: Getty Images
Infelizmente não é só porque sua aparência está boa que a saúde anda bem. A sociedade coloca em ênfase a estética e por vezes esquece de se preocupar com o organismo em geral, até que surge a necessidade de procurar um médico.
O site Madame Noire listou sete testes e exames que indicam a situação do corpo; veja a seguir.
Verifique as marcas na pele
Manchas e alterações na pele podem não ser tão inofensivos. A única maneira de ter certeza de que elas não são uma forma de câncer de pele é fazer exames de pele anualmente.
Papanicolau anual
Após os 21 anos de idade ou quando a mulher dá início à vida sexual, o exame papanicolau deve ser feito uma vez por ano. No teste, um cotonete é introduzido na vagina e são retiradas células do colo do útero. Depois, essas células são examinadas. O exame detecta câncer de ovário.
Teste de HIV
Fazer teste de HIV é muito importante para as mulheres que têm a vida sexual ativa. O vírus atinge mais pessoas a cada ano e o exame é um meio de descobrir a doença no início. Até mesmo para evitar a infecção de outras pessoas é preciso se certificar de sua situação. Alguns testes oferecem o resultado em até 30 minutos.
Câncer de mama
O câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres. Fazer um exame mensal em casa, ajuda a detectar o problema precocemente. Você pode fazer o teste em casa, no chuveiro, apenas apalpando os seios para verificar se existe algum caroço. No entanto, os médicos também recomendam exame com especialistas para um diagnóstisco mais apurado.
Vitamina D
A maioria das mulheres são deficientes em vitamina D e não sabem disso. A substância protege contra infecções e ajuda na conservação dos ossos. Falta de vitamina D pode aumentar as chances de osteoporose e câncer. Um simples exame de sangue pode medir os níveis de vitamina D no organismo.
Colesterol
Pessoas magras também podem estar com o colesterol alto. Independente do peso, as pessoas devem controlar o colesterol regularmente. As pessoas magras, por vezes, se preocupam menos com a qualidade de alimentos ingeridos e acabam alterando o nível do colesterol. É improtante fazer exames com regularidade.
DST
Aids não é a única doença transmitida sexualmente e outros problemas também podem comprometer a saúde do organismo. Informe o seu médico que você gostaria de testar todas as doenças sexualmente transmissíveis.

Nenhum comentário: