2.07.2012

Diabetes pode causar amputação de pé


Pesquisa indica que 15% dos diabéticos correm risco de amputação de pé

Diabetes pode causar amputação do pé. Foto: Getty Images Diabetes precisa ser controlada
Foto: Getty Images

Ao menos 15% das pessoas com excesso de glicose no sangue - hiperglicêmicos - podem sofrer pé diabético, ou seja, uma infecção que destrói os tecidos das extremidades inferiores causada pelos danos que esta doença provoca no sistema nervoso e vascular.
A avaliação foi feita nesta terça-feira pelo médico Javier Aragon no 2º Congresso Nacional de Ferimentos, que está ocorrendo em Madri.
Este transtorno, responsável por 70% das amputações de pés na Europa, é consequência do descaso durante anos com esta doença cada vez mais comum, que acaba danificando os nervos e afetando a irrigação sanguínea, até o ponto de provocar a perda de sensibilidade nestas extremidades inferiores.
Aragon advertiu que basta uma pequena batida para causar um ferimento no diabético, que não será sentido pela falta de sensibilidade, impossibilitando assim o tratamento, o que geralmente origina uma colônia de bactérias e a consequente destruição do tecido.
Recomendou um "controle rigoroso do diabetes, da pressão arterial, dos níveis de colesterol e desaconselha totalmente o fumo". Outra orientação é caminhar 1h por dia para favorecer a circulação, usar calçado adequado e prestar atenção na higiene.
EFE
EFE - Agência EFE -

Nenhum comentário: