2.09.2012

Pesquisa de AIDS feita no Brasil é eleita principal descoberta de 2011

A revista norte-americana Science, uma das mais prestigiadas publicações científicas do mundo, publicou um ranking das dez maiores inovações de 2011. A campeã é a pesquisa HPTN 052 que, no Brasil, foi realizada pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre, e coordenada pelo Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz), no Rio de Janeiro.

O estudo é um ensaio clínico pioneiro da Rede de Testes para Prevenção de HIV (HPTN, na sigla em inglês) que demonstrou que, se indivíduos HIV positivos aderem a um esquema eficaz de terapia antirretroviral, o risco da transmissão do vírus ao parceiro sexual sem infecção pode ser reduzido em até 96%.

O mérito da pesquisa, segundo a publicação, é provar que o tratamento com antirretrovirais, medicamentos que controlam a ação do vírus HIV no organismo, também pode diminuir a transmissão do mesmo, ou seja, servem como um método de prevenção contra a doença. "Em conjunto com outros ensaios clínicos promissores, os resultados concretizam esforços para acabar com a epidemia de AIDS no mundo de uma forma inconcebível até a um ano atrás", afirma o editor-chefe da Science, Bruce Alberts.

Iniciado em 2005, o estudo HPTN 052 contou com a participação de 1.763 casais sorodiscordantes (97% heterossexuais) e foi realizado em 13 centros de saúde que fazem parte da Rede de Testes, localizados em países da Ásia, África e Américas, como África do Sul, Botsuana, Brasil, Estados Unidos, Índia, Malásia, Quênia,Tailândia e Zimbábue.

No Brasil, o Ipec, incluído na HTPN desde 2001, coordenou a participação de mais dois centros, o GHC e o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), no Rio de Janeiro.  Criada em 2000, a HPTN é uma rede colaborativa formada por instituições de diversos países que desenvolve ensaios clínicos focados no estudo da transmissão do vírus HIV/AIDS.

Financiada pelo Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID) dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos, a HPTN tem como maior prioridade desenvolver e implementar estratégias de prevenção que contribuam para uma redução significativa e mensurável da incidência de HIV em populações do mundo inteiro.

Fonte: Prontuário de Notícias
Qui, 09 de Fevereiro de 2012 13:42 Maritiza Neves

Nenhum comentário: