2.07.2012

Descubra qual comprimento de saia combina com você e saiba como usar


 

Hoje em dia vale usar comprimentos de saias e vestidos que variam desde o micro até os maxi. Foto: AgNews/Getty Images Hoje em dia vale usar comprimentos de saias e vestidos que variam desde o micro até os maxi
Foto: AgNews/Getty Images

Tatiana Sisti
Em tempos de democracia da moda, vale tudo. Escolher um estilo e um modelo de roupa que mais combina com você é o primeiro passo para estar na moda. A regra não é diferente para saias e vestidos. Já não existe mais a ditadura da saia curta ou a "obrigação" de vestir uma saia longa só porque está todo mundo usando.
Prova disso são as semanas de moda, que apresentam novas coleções com os mais diferentes modelos, cortes e recortes. Por isso, hoje em dia, vale usar comprimentos que variam desde o micro até os maxi (mais comprido que o longo, com a barra arrastando no chão), passando pelo mini (no meio da coxa), longuete (pouco abaixo do joelho), midi (pouco acima da canela), mimolet (na altura do tornozelo), na altura do joelho, longo e mullet (mais curto na frente e comprido atrás).
A consultora de imagem e personal stylist Karol Stahr deu algumas dicas de como os diferentes comprimentos de saias podem formar um look perfeito: "as saias podem ser utilizadas conforme biotipo e gosto pessoal. Se você estiver no ambiente de trabalho, festa, encontro, o comprimento vai depender do que ditam as regras". Segundo Karol, o maior erro fashion é usar uma peça que não está de acordo com o seu estilo.
Mas, apesar da escolha ser livre, é aconselhável que as mulheres sigam o dress code em determinadas ocasiões. "Para eventos de gala, o uso da saia longa é fundamental. Madrinhas também devem respeitar o comprimento longo em casamentos. Já as convidadas podem usar qualquer comprimento", detalha. As fãs de comprimentos mais curtos não devem esquecer que o comportamento também influência muito na elegância ou na vulgaridade da saia.
Essas peças podem ser combinadas com sapatos pesados, leves ou mais Clássicos. "Essa escolha pode ditar o estilo do look". Segundo Karol, a escolha da blusa pode ser variada, leves e soltas ou justas e mais pesadas, depende do visual que a mulher pretende montar.
A personal stylist Titta Aguiar listou os comprimentos e modelos que mais combinam com o seu corpo:
Corpo tipo pera (ombros e cintura mais estreitos que os quadris)
O ideal é usar saias mais retas, de cintura baixa porque o quadril é bastante evidenciado. Evite saias tipo lápis, porque irão afunilando o comprimento, a não ser que a pessoa queira fazer um look bem sensual.
Comprimentos: midi a maxi.
Corpo tipo triângulo invertido (Ombros maior que a cintura e o quadril)
O ideal são as saias mais rodadas que criam uma harmonia de proporção com os ombros. As saias que se afunilam não são indicadas.
Comprimentos: todos estão liberados, vai depender da altura de quem estiver usando.
Corpo tipo oval (cintura é maior que a dos ombros e quadris)
As saias retas são sempre as indicadas por camuflar o volume. Evite as mullet e as rodadas porque elas acrescentam mais volume. As mini e micro, deixam a impressão que a perna está mais grossa.
Comprimentos: desconsiderando os destacados, todos estão liberados.
Corpo tipo retângulo (quadris, cintura e ombros com praticamente as mesmas medidas)
Essas mulheres precisam criar formas. Elas devem evitar qualquer modelo que se ajuste muito ao corpo, e optar pelos que fazem desenham o corpo, como a mullet e as evasês. Comprimentos: curta, 1/2 coxa, no joelho, longa e maxi.
Corpo tipo ampulheta (ombros e quadris têm a mesma medida e cintura mais estreita)
Essas mulheres podem abusar quanto ao estilo da saia e ao comprimento. Praticamente tudo fica bem. Saias lápis de cintura mais alta ficam muito elegantes para este tipo de corpo.
Comprimentos: 1/2 coxa, no joelho, mullet, longa e maxi.
Gordinhas: saias de corte mais reto e comprimento a partir da altura do joelho para baixo.
Altas: qualquer comprimento.
Baixas: devem evitar saias muito longas e com muito volume. Caso use, necessário usar salto.
Magras: evite as saias justas e opte por volumes principalmente. As saias mais curtas dão a sensação de pernas mais grossas.
  1. Veja as fotos

Nenhum comentário: