5 ALIMENTOS MEDICINAIS
Uma alimentação saudável faz milagres por você. Confira alguns alimentos aliados da sua dieta!
Confira uma lista de alimentos medicinais:
Iogurte
Além de favorecer o funcionamento do intestino, o iogurte é ótima fonte de cálcio, ajudando na conquista de músculos e prevenindo contra a osteoporose.
Pêssego
Apesar de o pêssego não fazer parte da rotina de muitos brasileiros, é uma fruta rica em antioxidantes, ou seja, ajuda a manter a sua pele firme e sem rugas e ainda auxilia no funcionamento do intestino.
Romã
A fruta que faz parte da nossa ceia de Natal é uma ótima aliada no controle da pressão arterial. Sem contar que previne doenças cardiovasculares, já que ajuda na eliminação de gorduras do sangue.
Aveia
Por conter fibras solúveis, auxilia no controle do açúcar no sangue, combate o colesterol ruim, o LDL, e, de acordo com pesquisas, previne o surgimento de alguns tipos de tumores.
Rúcula
Além de ser um ótimo afrodisíaco, a rúcula é excelente para a digestão. Por isso, é uma verdura muito indicada para quem sofre de gastrite. Rica em ômega 3, também pode ter ação anti-inflamatória!
COMO INCLUIR MAIS FIBRAS NA SUA ALIMENTAÇÃO
Fibras ajudam a perder aqueles quilinhos indesejáveis. Confira uma lista de alimentos que contém fibras.
Confira uma lista que preparamos para que você aprenda a incluir fibras na sua alimentação:
OBS: De acordo com pesquisas, a recomendação diária de fibras varia entre 25 e 35 gramas. Veja como chegar a este número sem abrir mão da dieta!
100 g de farelo de trigo (1 xícara de chá) contém 47 g de fibras
100 g de pinhão (10 unidades) contém 7 g de fibras
100 g de flocos de aveia (1 xícara de chá) contém 6 g de fibras
100 g de goiaba (unidade média) contém 5 g de fibras
100 g de Pão integral (2 fatias médias) contém 5 g de fibras
100 g de quinua (5 colheres de sopa) contém 4 g de fibras
100 g de batata-doce (unidade média) contém 4 g de fibras
100 g de brócolis (pires de chá) contém 3 g de fibras
FIBRAS PARA LIVRAR O ORGANISMO DAS TOXINAS
Além de facilitarem a digestão, alimentos ricos em fibras evitam o mau humor, envelhecimento precoce e previnem diversas doenças.
Cascas e sementes de frutas, leguminosas, vegetais e cereais, quando não submetidos a processamento ou refinação, são opções de fibras naturais. “Uma colher de sopa por dia de farelo de trigo, cereais ou arroz traz excelentes resultados para a pele, além de ajudar na movimentação e bom funcionamento do intestino”, explica a nutricionista Priscila Arruda.
O sinal de alerta do corpo para a ingestão insuficiente de fibras diariamente são a má digestão e a prisão de ventre. O aconselhável é consumir em média de 25g a 30g de fibras por dia, sendo que o consumo se tornará mais favorável e eficaz quando administrado com a ingestão adequada de líquido, em média 1 a 1,5 litro diariamente.
Para não se confundir na conta, veja a referência de alguns alimentos ricos em fibras na relação abaixo:
Cereais e derivados
4 colheres de sopa de arroz integral cozido - 1,50g de fibras
7 colheres de sopa de flocos de aveia - 6,40g
2 copos de 250 ml de cereal matinal de milho e açúcar - 3,11g
4 fatias de pão de fôrma integral - 5,03g
Vegetais
8 colheres de sopa de brócolis cozido - 2,86g de fibras
1beterraba média cozida - 2,24g
1 concha média de feijão carioca cozido - 5,90g
1 concha rasa de lentilha cozida - 5,02g
A cada 100g de frutas
Banana nanica - 1,80g de fibras
Laranja pêra - 2,20g
Maçã-gala - 2,20g
Manga - 3,28g
O consumo de fibras e alta quantidade de água de frutas, legumes e verduras crus, ajudam a eliminar do corpo as toxinas acumuladas, facilitando a digestão e desobstruindo o sistema excretor. Além disso, previnem doenças do coração, problemas relacionados ao intestino, evitam o envelhecimento precoce, atuam na diminuição dos níveis de colesterol e trazem bom humor e disposição. O combate ao mau hálito e a sensação de saciedade mais duradoura são outras vantagens de uma dieta baseada em fibras. Vantagem é o que não falta!
5 MUDANÇAS QUE VOCÊ TEM QUE FAZER NA SUA ALIMENTAÇÃO
Dicas que fazem toda a diferença para quem quer emagrecer!
Aposte na tradição mineira e inclua queijo na sobremesa
Parece estranho, mas o consumo deste alimento após as refeições aumenta a capacidade do nosso organismo de queimar a gordura. Tudo por causa do ácido linoleico conjugado, o famoso CLA, muitas vezes vendido em cápsulas, que está presente no queijo. Um estudo realizado no Centro de Pesquisa de Alimentos Moorepark, na Irlanda, que comprovou esta teoria!
Deixe a sua vida mais ácida
Tomar suco de frutas ácidas, como limão, abacaxi e laranja, com pedaços da própria fruta, ajuda no combate à retenção de líquidos. Como estas frutas têm ação diurética, o seu organismo acaba retendo menos líquido, o que favorece no combate das temidas celulites!
Aprenda os segredos dos orientais
Os orientais têm o costume de consumir alimentos que aceleram o metabolismo, como gengibre, chá verde, cebola, nabo. Além de baratos, todos eles são capazes de queimar as calorias indesejadas de maneira mais rápida e eficaz!
Renda-se ao sabor das frutas secas
Estas frutas contêm os carboidratos do bem, que ajudam a acelerar o metabolismo e fazem com que a perda de peso aconteça de maneira mais rápida. Sem contar que são ótimos antioxidantes, aliados no combate ao envelhecimento!
Conte com as amêndoas
Uma pesquisa publicada na revista americana International Journal of Obesity, mostrou que pessoas que consomem 30 gramas de amêndoas por dia, conseguem queimar mais gordura do que aquelas que não consomem a iguaria. Misture nas saladas, nas sobremesas, enfim, use a criatividade a favor do seu peso!
REGRAS DE UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA
Dicas importantes para emagrecer com saúde!
“É importante que todos estejam cientes de que a reeducação alimentar é um processo lento, porém progressivo. Dessa forma, a dieta balanceada em conjunto com a prática de atividade física potencializa o processo de emagrecimento e manutenção do peso corporal”, explica a nutricionista Ana Paula Leão Rossi, tutora do Portal Educação.
Para quem deseja levar uma vida saudável, é primordial optar por alimentos mais benéficos à saúde. Trata-se de mudança na vida nutricional, ou seja, evitar o consumo exagerado de alimentos e não ficar mais de quatro horas sem comer e ingerir nada. Outra premissa importante é: pode-se comer de tudo, mas alguns alimentos como doces, frituras e bebidas alcoólicas devem ficar apenas para ocasiões especiais.
A quantidade diária de calorias consumidas também deve ser considerada. Somente através de uma avaliação pessoal é possível saber quanto cada pessoa pode ou não ingerir. A lei da compensação, ou seja, ultrapassar esta marca em um dia e diminuí-la no outro, também pode ser uma saída, mas nunca uma regra.
Alimente-se bem e pratique exercícios. Só assim você conquistará o peso tão sonhado!
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: COMO ALCANÇAR ESTE OBJETIVO
Fique sabendo quais são as escolhas mais acertadas para manter uma alimentação saudável.
Para acabar com as suas dúvidas, confira uma entrevista com o Dr. Vladimir Schraibman, especialista em cirurgia geral, gastrocirurgia e orientador de Cirurgias Robóticas da área de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Israelita Albert Einstein.
O que são nutrientes e para que eles servem?
Os nutrientes são componentes dos alimentos que ingerimos. São divididos em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais, água e fibras).
Quais as consequências das distorções alimentares sobre o aparelho digestivo?
Podem gerar desde sintomas como a prisão de ventre, gastrite, disfunção da vesicular biliar, quadros como obesidade, desnutrição grave, disfunções hormonais, entre outros problemas.
Qual a quantidade ideal de vitaminas, proteínas e carboidratos que uma pessoa adulta deve consumir por dia?
O ideal é consumir as seguintes quantidades diárias:
* Cereais, pães, arroz e massas: 6 a 11 porções (*);
* Vegetais: 3 a 5 porções;
* Frutas: 2 a 4 porções;
* Carnes, peixes, aves, ovos, feijões e nozes: 3 porções;
* Leite, iogurte e queijos: 2 porções;
* Gorduras, óleos e açúcar: 1 porção.
(*) Cada porção equivale ao volume de uma colher (sopa) cheia.
Uma pessoa idosa também deve ingerir esta mesma quantidade? Por quê?
O idoso tem uma diminuição das propriedades e características do organismo. Além de alterações na dentição que dificultam a mastigação, as funções digestivas estão diminuídas. Por isso, as refeições na terceira idade devem ser pouco abundantes e repartidas, a fim de que cada uma não sobrecarregue o estômago. À medida que aumenta a idade, a tendência será para que as refeições se tornem isocalóricas, ou seja, com baixa calorias, uma vez que gastamos menos energia com o passar do tempo, além de seguirem com intervalos de três a quatro horas.
O que pode acontecer no organismo quando um tipo de vitamina, proteína ou carboidrato é consumido em demasia?
Ingestão excessiva de proteína pode agravar quadros renais e a ingestão excessiva de carboidratos pode levar à obesidade. A maioria das vitaminas ingeridas em excesso é eliminada pelo organismo.
E a falta de um destes elementos, pode refletir em que na saúde?
Os quadros são os mais diversos e variam de acordo com a vitamina: falta de vitamina C, por exemplo, pode gerar o escorbuto e o beri beri.
Quais os alimentos que podem afetar o bom funcionamento do intestino, estômago ou fígado?
De modo geral dietas equilibradas com carnes brancas, ausência de farinha branca, verduras, legumes, poucos conservantes e acidulantes, sem refrigerantes e sem doces, proporcionam um ótimo equilíbrio aos órgãos e seu funcionamento correto.
Quais os alimentos mais benéficos ao bom funcionamento do intestino, estômago ou fígado?
Alimentos frescos, sem conservantes, não industrializados e na medida do possível levemente cozidos, são os ideais para o organismo porque possuem baixa caloria.
Em quais alimentos podemos encontrar os nutrientes necessários no consumo diário?
Nos mais variados tipos de alimentos, como cereais integrais, verduras legumes, peixe, frango e ovos.
Quais os alimentos que levam à prisão de ventre? Por que isso ocorre?
Paes, carnes vermelha e massas em geral levam a prisão de ventre, porque são alimentos pobres em fibras.
SUA DIETA
Nenhum comentário:
Postar um comentário