2.11.2012

PROPAGANDA ENGANOSA (Remédios de antigamente)


O mais forte sempre vence


biotônico
“Sempre vence o mais forte. Em todos os terrenos a vitória é dos fortes. E a própria força moral e mental depende das reservas físicas de energia. Renove as suas reservas ganhando saúde, aparelhando-se para as lutas diárias, com o Biotônico Fontoura, o mais completo fortificante, bom para todas as idades. O Biotônico Fontoura age diretamente sobre o sangue, regenerando-o, e sobre os músculos e nervos, fortalecendo-os. Abre o apetite. Aumenta o peso. E condiciona o organismo para melhor e mais proveitosa assimilação dos alimentos. Use Biotônico Fontoura e seja, em todas as situações, o mais forte, o mais alegre, o mais capaz!”
O anúncio trazia também uma declaração sobre a ação “rápida e eficassíssima” do biotônico assinada pelo médico Mário Motta.
6 de fevereiro de 1938.
Hoje o reclame seria incorreto, por assegurar que o mais forte sempre vence e que mesmo a força moral depende do poder físico. A declaração do médico também seria proibida pelas autoridades da saúde e punida pelo Conselho Federal de Medicina.


O homem é um joguete


cafias
“O homem é um joguete que passa e mão em mão pelo acidentado caminho da existência. Há mãos carinhosas, há mãos sem misericórdia. A da alegria hoje acaricia-o, fal-o sorrir e solta-o amanhã; a da dor segura-o logo a seguir, fal-o chorar e do mesmo modo abandona-o. A mão do triunfo eleva-o, a da falência abate-o. Mas o homem, apesar de insignificante em face do destino, aprendeu a defender-se de certos assaltos, contra os quais ainda ontem se sentia impotente. Assim, por exemplo, a dor física é hoje absolutamente dominável graças à Cafiaspirina”.
Da edição da revista Vida Moderna de 16 de outubro de 1924. 

Maravilhas paulistas

minancora
“As quatro maravilhas paulistas: Estação da Luz, Catedral, Teatro Municipal e a Pasta Duas Âncoras”.
Publicado na edição número 11 da Revista da Associação Comercial de São Paulo em 1922.

bijurol
“Para ácido úrico, bexiga e rins, Biurol” (1930)
Hoje o anúncio seria incorreto? 

Preguiça do Jeca


preguiça
“Preguiça? Não! O pobre Jeca é um doente! Se está anêmico, enfezado, desanimado, é porque sofre de amarelão (ou opilação), terrível doença que pode ser facilmente curada com Ankilostomina Fontoura”.
14 de abril de 1934.

Chega de xixi


xixi
“Urinar na cama. Nandula, precioso preparado para a cura infalível das crianças e adultos que urinam à noite na cama. Efeito garantido e radical! Completamente inofensivo, podendo ser dado às crianças de qualquer idade. Nandula é o que se pode chamar de uma descoberta maravilhosa”.
26 de fevereiro de 1916.

Banhas malditas


bondegordo
“A gordura é um mal.
Malditas banhas. Lá perdi outro bonde…
O Neurotone, tônico dos nervos, combate a adiposidade e contribui assim para o ideal da beleza e da força. Eliminai o vosso excesso de gordura e fortificai-vos tomando o Neurotone, medicação opoterápica da Medicamenta, de Fontoura Serpe & Cia”.
12 de abril de 1923.
Hoje o anúncio do Neurotone seria considerado incorreto, por referir-se de maneira inadequada aos seres humanos com peso acima do ideal. Confira outros anúncios que hoje seriam incorretos AQUI.

Derrotado pela coceira


luta
“Aqui não há tempo para se coçar. Antes de vir para o ringue, devia ter passado Mitigal. Mitigal acaba com as coceiras”.
16 de junho de 1939.

Língua suja

linguasuja
“Que língua suja tu tens, meu filho! Hoje à noite, antes de dormir, tomarás uma colher de Magnesia S. Pellegrino. Purga, refresca e desinfeta o estômago e intestinos”.
27 de junho de 1939.

Para pessoas pálidas

pálidas
“Pessoas pálidas são pálidas porque não derivam suficiente nutrição do que comem; portanto, necessitam de Emulsão Scott (de Óleo de Fígado de Bacalhau com Hipophosphitos) que é um alimento concentrado produtor de sangue rico, forças, carnes e vigor. Certifique-se bem que seja a Emulsão Scott”.
11 de outubro de 1913.

Nenhum comentário: