Rio -  Quem tem excesso de peso, principalmente uma grande quantidade de gordura na região abdominal, terá grandes chances de apresentar males respiratórios e processos alérgicos, alertam especialistas. A boa notícia é que pessoas que sofrem com o problema podem recorrer ao projeto social Brasil Sem Alergia, que inaugurou semana passada centro de atendimento gratuito em Endocrinologia em Duque de Caxias.
Cortinas: limpeza constante | Foto: Reprodução
Cortinas: limpeza constante | Foto: Reprodução
O médico alergista e imunologista Marcello Bossois, coordenador da ação, explica que o objetivo do centro de atendimento em Endocrinologia é atenuar sintomas alérgicos e distúrbios respiratórios através de orientação em relação ao controle da gordura abdominal.
“Não adianta tratar a alergia ou um problema respiratório, como a asma, se não tratar a obesidade, pois o acúmulo de gordura prejudica a passagem de ar no organismo, causando uma restrição respiratória. A rinite vasomotora, por exemplo, que é um tipo de processo alérgico, é um dos problemas frequentes causados pela obesidade”, destaca o médico.

PROBLEMA MUNDIAL

A rinite vasomotora apresenta os mesmos sintomas dos demais tipos de rinite, como espirros, congestão nasal, obstrução respiratória, mas segundo o especialista, o quadro de coriza é mais intenso.

Doença que afeta 35% da população em todo mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as alergias não têm cura, mas podem perfeitamente ser mantidas sob controle. Um ambiente limpo, livre de poeira e bem arejado, é um bom começo para se manter longe dos processos alérgicos, além de tratamentos especializados.

SAIBA MAIS SOBRE A ALERGIA E ONDE SE TRATAR

OBESIDADE
O excesso de peso também acarreta pressão física nos músculos torácicos inferiores e abdominais, atuantes na respiração, facilitando os quadros de apneias do sono.

SINAIS DE ALERGIA
Obstrução parcial ou total das vias aéreas durante o sono (apneia); nariz com inchaço da mucosa nasal (rinite); olhos com vermelhidão e coceira da conjuntiva; náusea, urticária, inchaço dos lábios por intolerância a certos tipos de alimentos (alergia alimentar); erupções na pele, como eczema, urticária e dermatite de contato (alergias de pele).

AGENTES PRINCIPAIS
Poeira doméstica, pólen, mofo, poluição, fumaça de cigarro, cheiros fortes, mudanças de clima, certas drogas (penicilinas, sulfonamidas, anestésicos, salicilatos), alguns tipos de alimentos (nozes, frutos do mar, gergelim, clara, leite, trigo, milho), picada de inseto, pelos de animais.

AMBIENTE
Limpe periodicamente os filtros de ar condicionado, encape colchões e travesseiros ou utilize tecidos anti-alérgicos.

TRATAMENTO
Controle ambiental, vacinas antialérgicas e medicações para os sintomas.

MARQUE CONSULTA
As consultas devem ser agendadas somente pelo telefone do Brasil Sem Alergia: 2652-2175. As consultas são de segunda a sexta, das 9h às 18h, na Rua Conde de Porto Alegre 167, 25 de Agosto, Caxias. Lá também fica o centro de Endocrinologia. Novo local de atendimento abrirá dia 16, em Nova Iguaçu.