3.14.2012

Procon suspende vendas de Americanas, Submarino e Shoptime em SP


Além de paralisação, empresas terão que pagar multa de R$ 1,7 milhão
SÃO PAULO — O Procon de São Paulo determinou a suspensão das atividades de e-commerce, por 72 horas, dos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime em todo o estado paulista. A decisão, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, determina a paralisação a partir desta quinta-feira, dia 15.
Além da paralisação das vendas, a empresa B2W Companhia Global do Varejo, responsável pelos três sites, deverá pagar multa de R$ 1,7 milhão.
Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, em 2011, as reclamações geradas pela empresas aumentaram muito em relação a 2010, a maioria por falta de entrega do produto ou mercadoria com defeito.
— Isso é um descaso, desrespeito ao consumidor. Fizemos várias tentativas chamando a empresa para o diálogo no Procon, mas o problema não foi resolvido — explica Góes.
Dificuldade recorrente
Não é a primeira vez que os sites do grupo B2W têm as vendas proibidas em um estado. Em maio de 2011, a Justiça do Rio chegou a proibir que vendas fossem realizadas até o tempo de entrega ser normalizado.
Em novembro do ano passado, o Procon já havia pedido a suspensão nas vendas de internet dos três sites por 72 horas em São Paulo, mas a empresa recorreu da decisão.
Em 2010, o Procon-SP registrou 2.224 atendimentos sobre problemas com os sites da B2W. No ano passado, esse número aumentou em 180% com o registro de 6.233 atendimentos.
Procurada na manhã desta quarta-feira, a B2W ainda não tem um posicionamento sobre o caso.

Nenhum comentário: