Rio -  Esqueça a imagem de um ogro, com cabelos desgrenhados, pelos saindo pelo nariz e que acha que usar desodorante é frescura. Nos tempos modernos, homem que é homem quer mais é se cuidar. Prova disso é uma pesquisa da Dove Men realizada com 9 mil entrevistados na América Latina, que constatou que 81% deles se preocupam, sim, com a aparência.
Rafael Vitorino não descuida nunca da aparência | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Rafael Vitorino não descuida nunca da aparência | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Dentes, sobrepeso e pele são as maiores ‘encanações’. Mas eles também se incomodam com caspa, queda dos cabelos e fios brancos. A pesquisa — que ouviu homens de 16 grandes cidades em países como Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela — também chama atenção para o sedentarismo: apenas 31% praticam esporte pelo menos uma vez por semana. No Brasil, o percentual é menor: 26%.
“O sedentarismo é a maior causa da obesidade, que é fator de risco para doenças cardiovasculares e diabetes. O ganho de peso com a idade é maior entre os homens. Portanto, deve-se manter bons hábitos alimentares e exercitar-se regularmente”, avisa a médica ortomolecular Luciana Granja.


COMBUSTÍVEL PARA MÚSCULOS
Uma boa dieta garante combustível para músculos e células. “As regras de alimentação saudável são as mesmas que para as mulheres. Mas os homens cultivam alguns mitos”, constata Luciana.
“Eles valorizam o consumo de proteínas e a menor ingestão calórica, principalmente se buscam definição muscular. E creem que todas as gorduras dão ganho de massa gorda. As ‘gorduras do bem’ estão nos óleos vegetais e nas oleaginosas, que estão relacionadas à saúde do coração”, explica.


A calvície, que tanto os apavora, geralmente é herança genética. Outros fatores são estresse, uso de alguns medicamentos, entre outros. Já a caspa não tem cura, mas há controle. “Existem medicações de uso local, como xampus e loções antifúngicas ou com corticosteroides”, diz a dermatologista Aline Santiago, da Dermodente Clínica.
Vaidoso assumido, o estudante de Direito Rafael Vitorino, 29 anos, adora comprar roupas, perfumes, não dispensa um bom xampu, nem filtro solar. “Curto me sentir bonito e receber um elogio por conta disso”, conta.
As mulheres agradecem.


DE BEM COM O ESPELHO


ALIMENTAÇÃO
Para beneficiar o coração, consuma ‘gorduras do bem’, presentes nos óleos vegetais (azeite, óleo de gergelim, de girassol, canola) e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas). Para construção dos músculos, invista nos carboidratos e grãos integrais. Também inclua fontes de proteína: duas a três porções diárias de alimentos como carne, frango, peixe, feijão e ovos.


ROSTO
A pele é mais espessa e oleosa que a feminina. Passe hidratantes oil-free (sem óleo), use duas vezes ao dia sabonete específico para lavar o rosto e desengordurá-lo e também aplique filtro solar.


BARBA
Use produto de barbear adequado ao tipo de pele (creme, espuma, gel), passe a lâmina de cima para baixo e use água morna. Colocar antes uma toalha molhada em água morna ajuda a abrir os poros.


CABELOS
Evite lavar com água quente, que pode ressecar os fios e descamar o o couro cabeludo. Não lave com sabão de coco. Use xampu específico para o tipo de cabelo e condicionador nas pontas. Evite longo tempo com chapéu ou boné, pois ‘abafam’ o couro cabeludo, podendo acentuar problemas como caspa e calvície. Se costuma usar gel, prefira em creme e sem álcool.


E mais: 


Homens e a beleza


Homens e mulheres têm percepções diferentes sobre a beleza. Mas eles não devem descuidar dessa questão, que vai além da aparência.

Homem cortando o cabeloA beleza para cada um

Estereótipos que separam homens e mulheres são comuns e a questão da beleza é uma das que melhor ilustram essa dinâmica. Para elas, não há problemas em fazer de tudo para se manterem bonitas. É, inclusive, algo necessário. Já eles precisam tomar cuidado. Qualquer atitude fora do considerado “normal” é o suficiente para que comecem a ser rotulados.
Mas, será que os homens, de fato, não se preocupam com essa questão? Antes de responder, é importante lembrar daquele velho ditado: “a beleza está nos olhos de quem vê”.
“Existe uma beleza que também preocupa os homens, mas ela difere do conceito socialmente designado às mulheres. Associa-se à auto-imagem que fazem de si mesmos dentro de padrões culturais que determinam o que vem a ser homem, masculino”, afirma o psicoterapeuta Oswaldo M. Rodrigues Jr., diretor do Instituto Paulista de Sexualidade e membro do conselho consultivo da Associação Mundial para a Sexologia (WAS).
“Desta forma, devemos lembrar que, para vários segmentos culturais, ser homem exige demonstrar certo ‘descuidado’ com a aparência, algo que tem se revelado, nesta última década, com barbas por fazer ou roupas aparentemente ‘desajeitadas’ de propósito”, completa o especialista.

Diferentes conceitos

É comum ouvir que mulheres se preocupam com a beleza porque se comparam umas com as outras. Se isso é verdade, o mesmo ocorre com os homens, ainda que em graus diferentes. “Homens preocupam-se com outras questões ao se compararem entre si. A necessidade de mostrar beleza existe, a forma da beleza a ser considerada é que é outra. Mostrar o carro novo, ou ‘customizado’ pode ser a beleza masculina a ser exibida”, afirma Rodrigues.
Dentro do contexto de como é a beleza para homens e para mulheres, o psicoterapeuta aponta, ainda, dois tipos de comportamentos masculinos:
  • Aquele que é movido por questões individuais/personalidade, valorizando a beleza como substitutivo de outros aspectos nos relacionamentos afetivos e interpessoais;
  • Aquele que percebe que algo relacionado com a beleza a ser mantida significa manter saúde. Cuida-se para prolongar a vida, adequar-se socialmente e planejar como vai ser depois dos 50 anos.

Beleza contra o preconceito

Um dos motivos pelos quais os homens não demonstram tanta preocupação com a beleza é o preconceito. Estereótipos como o do homossexualismo são comuns. “Ser masculino, para a maior parte das pessoas, homens e mulheres, é ser o oposto do feminino. Assim sendo, tudo que for feminino deixa de ser masculino, incluindo usar roupa bonita, de grife, limpa, cheirosa, com movimentos delicados etc.”, observa Rodrigues.
A versão do homem assumidamente preocupado com a beleza, os metrossexuais, também enfrenta problemas de preconceito. “Eles passaram a representar exatamente aquilo que os homens discriminavam como não masculino. Um jovem, que já assimilou a diferença entre ser masculino e ser feminino, não considera o metrossexual na primeira classe. E estamos descrevendo papéis sociais, e não preferências sexuais”, afirma o psicoterapeuta.
De acordo com o especialista, para que os homens aceitem o conceito de beleza, este deve estar ligado à questão da saúde. “Beleza externa, como a que se expressa pelas mulheres, não condiz com a identidade masculina na cultura ocidental. Ele pode passar um creme com protetor solar no rosto, mas a compreensão interna, é de que está cuidando da saúde, não é para ficar ‘bonito’. Pois ser apenas bonito não é masculino”, diz Rodrigues.

Questão de idade

É na juventude, no final da adolescência, que o homem busca se cuidar mais. É a época em que mais querem chamar atenção das mulheres e, aí, acham que a preocupação com a beleza é fundamental. Depois, de acordo com o psicoterapeuta, essa questão acaba sendo superada por trabalho, família e saúde, entre outros.
No mais, a beleza para os homens é uma questão de adaptação. “Ações que mantenham a percepção individual de ser homem e o mesmo reconhecimento por parte do grupo social em que ele convive, permitirão aos homens fazer uso da ‘beleza’, qualquer que seja ela”,