3.14.2012

ÓLEO DE CÔCO ESTÁ NA MODA

  Benefícios do óleo de coco extra virgem

Benefícios do óleo de coco extra virgem

Muito se tem comentado sobre o óleo de coco extra virgem, que é obtido a partir da prensagem da carne do coco. Como este procedimento é feito a frio, suas propriedades são mantidas, garantindo assim os seus benefícios à saúde.
Publicidade
Apesar de o óleo de coco ter em sua composição uma elevada concentração de ácidos graxos saturados, eles são de cadeia média e apresentam fácil metabolização e baixa capacidade de oxidação. Sendo assim, não representam um fator de risco cardiovascular e, ao contrário, podem exercer um efeito protetor.
A gordura do coco pode normalizar as gorduras corporais, podendo aumentar o HDL (colesterol bom), além de proteger o fígado dos efeitos do álcool e aumentar a resposta imunológica contra diversos microrganismos. O óleo de coco extra virgem é o único óleo vegetal que contém alta concentração de ácido láurico, o mesmo presente no leite materno que fortalece o sistema imunológico. O consumo regular desse ácido protege o organismo contra vírus, bactérias, fungos, etc.
Este óleo também é rico em vitamina E, um grande agente antioxidante, que colabora na diminuição da produção de radicais livres, combatendo o envelhecimento e prevenindo doenças crônicas. Ele é facilmente absorvido e transformado em energia no fígado, não se acumulando como gordura. A rápida digestão da gordura do coco estimula o metabolismo e esse efeito termogênico pode ajudar no emagrecimento.
Para melhor usufruir dos benefícios do óleo escolha de origem orgânica e extraídos a frio, os conhecidos como extra virgens.
Fique atento também à quantidade utilizada, pois 1 colher de sopa de óleo tem aproximadamente 120kcal, e o consumo excessivo também pode causar diarréia.

Você pode utilizar em preparações culinárias como substituto dos outros óleos, da manteiga e da margarina, ou para temperar saladas, etc. Devido a esses benefícios vale a pena incluir no seu cardápio, não é mesmo?
Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

Nenhum comentário: