Rio -  A maioria das mulheres ao redor do mundo tem uma coisa em comum: todas acordam com o rosto inchado. Isso acontece porque 70% do corpo é composto de líquidos e quase um terço deste total é extracelular. Então a explicação é simples: quando elas deitam para dormir, líquidos extracelulares se distribuem por todo o corpo, inclusive a cabeça, provocando inchaço nas pálpebras.

F
Foto: Reprodução Internet

O MULHER trouxe, então, uma dica simples e fácil para quem tem um compromisso pela manhã e deseja ficar com o rosto lindo.
Numa vasilha grande coloque gelo até a metade e acrescente água. Respire fundo e mergulhe o rosto durante o tempo que achar suficiente. Simples e com resultado imediato, vai deixar a pele com frescor, renovada, poros fechados e ainda vai reduzir consideravelmente o inchaço. Experimente!
 POR Gardênia Cavalcanti
  geralmente inchaço nos olhos é resultado de noites mal ou pouco dormidas, excesso de álcool e de cigarro, além de uma fator genético que pode ou não ser determinante. Maneirar no combo cervejinha e cigarros é o primeiro passo para melhorar o problema. E dormir melhor também. Mas como vez ou outra deslizes acontecem, a melhor maneira de lidar com o problema é assim que acordar tomar uns 3 copos de água para ajudar no processo de drenagem do corpo e eliminar as tais bolsas dos seus olhos, pois elas nada mais são do que retenção de líquidos.
Feito isso, você pode também lavar o rosto com água fria (é, olheiras e inchaço têm lá suas diferenças nas causas e maneiras de se lidar com) e/ou borrifar uma aguinha termal fria no rosto e olhos para “acordá-lo”. Depois, massageie a região delicadamente com um gel drenante.
Outro quick fix é colocar na área dos olhos assim que detectar o problema, ou seja, quando se olhar no espelho pela manhã, uma compressa de algodão embebida em chá de camomila ou soro fisiológico bem gelados ou uma rodela de pepino saído da geladeira em cada olho e dar uma relaxada, essa sim bem apropriada, até fazer efeito (uns 5 minutinhos dá o maior pé!).
E ainda, tenha o hábito de usar na região dos olhos um bom creme ou gel drenante se o problema é corriqueiro. Tem uns que são usados à noite e que ajudam a prevenir o problema trabalhando noturnamente enquanto você dorme e tem outros que além de poderem ser usados à noite, podem fazer as honras de cremes salvadores quando você mais precisar.
Há uma boa variedade de produtos no mercado que vão desde o baratinho Nivea Aqua Sensation até o carésimo Alpha Lipoic Acid Eye Therapy do Dr. Perricone e com certeza não vai ser difícil achar um que se encaixe e bem no seu orçamento. Ah, e eles também são indicados para dar uma help com as olheiras.
Agora que você já sabe, da próxima vez que acordar com os olhos inchados não é para ficar de braços cruzados esperando o problema se resolver por si só como eu já vi muito por aí, inclusive na TV. Please, do something about it, porque ficar andando por aí com os olhos neste estado é um horror. Além do que ninguém precisa ficar sabendo dos seus pecados que neste caso estarão estampados bem na sua cara.

Como Acabar com Inchaço e Bolsas ao redor dos Olhos – Causas, Tratamentos e Prevenção

O inchaço ao redor dos olhos denuncia tudo o que você fez (ou deixou de fazer) na noite anterior? Seus olhos carregam maxi bolsas as quais sobrecarregam sua fisionomia? Não se desespere. Acooorda, Bonita!, e keep going. Com as dicas e truques abaixo diremos adeus ao inchaço. Ou talvez um “Até logo”, mas também de grande ajuda…


Olhos Inchados e Bolsas ao redor dos Olhos

A paixão feminina por bolsas é inegável. Desejo, necessidade, capricho de consumo. Seja qual for o motivo, a aquisição de bolsas é fator responsável por estourar diversos cartões de crédito. Contudo, há um tipo de bolsa que nenhuma mulher se apraz em carregar: Bolsa ao redor dos olhos.
Atire a primeira pedra quem aqui nunca acordou e gritou/berrou/chorou (interna ou externamente) ao encarar no espelho olhos inchados semicerrados  por bolsas gigantescas???
E agora, Ka, o que fazer???
Primeiramente, saiba que você não está sozinha nesta empreitada, mesmo as musas inspiradoras têm seus dias de olhos inchados. Então, nada de auto piedade. Levante a cabeça, abra os olhos e vá à luta! Seja à luta dos afazeres cotidianos, seja à luta contra o inchaço, (sejam ambas). Segundo, tenha em mente que bolsas e/ou inchaços ao redor dos olhos podem ser:
1) O reflexo consequente de seus atos – fato evitável e remediável.
2) O reflexo oriundo de suas raízes genéticas – fato que requer aceitação, pois neste caso apenas podemos amenizar ou maquiar (o que já é vantajoso!).
3) O reflexo do segundo caso enfatizado pelo primeiro.
4) O reflexo de alergias ou infecções – fato destinado aos tratamentos de ordem médica e, portanto, não cabíveis neste post visto que trataremos de questões estéticas.
Não é preciso discorrer muito acerca dos mesmos, basta uma leve reflexão e olhadela em seus entes queridos para descobrir qual categoria lhe cabe. Contudo, seja qual for a sua conclusão, o porvir deste artigo certamente lhe ajudará (a não ser que sua questão se encaixe no nº 4).

Como Acabar com Bolsas e Inchaço nos Olhos
Causas, Tratamentos e Prevenção

drenagem linfática facial
Grosso modo, o inchaço corporal está diretamente ligado à retenção de líquidos. Todavia, ao pensar em “olhos inchados”, imediatamente correlacionamos ao sono ou choro. Tal correlação não está de todo errada. Porém há alguns pontos que merecem esclarecimentos.
Por certo, dormir adequadamente é um santo remédio. Mas “dormir demais” pode ser tão ruim quanto “dormir de menos”. Aliás, o “dormir demais” é um dos principais vilões no Caso do Olho Inchado. Por que? Hum…
Bom, pensemos no seguinte: enquanto dormimos não piscamos, certo? É uma observação óbvia e também é uma das razões que acarretam o inchaço e as bolsas nos olhos. Numa analogia bem chula, piscar está para os olhos como andar está para as pernas. Caso fiquemos longos períodos sem mover nossas pernas (em viagens extensas com as típicas cadeiras apertadas ou em dias inertes sobre o sofá, por exemplo), consequentemente elas retém líquido e incham. Semelhante reação acomete as pálpebras ao dormir, principalmente ao “dormir demais”.

Solução matutina para o inchaço nos olhos das dorminhocas:
Drenagem Linfática Facial!

Sei que o nome assusta, mas não é necessário procurar um especialista para fazê-la. Tal drenagem não passa de mera massagem ao redor da área dos olhos. Amores, o vídeo abaixo é bem explicativo, nem precisa saber inglês para entendê-lo, assistam!
  • Drenagem Linfática do Globo Ocular Passo a Passo

Com movimentos delicados, pressione as glândulas lacrimais com os dedos indicadores e, unindo o dedo anelar com o indicador, “carregue” o excesso de líquidos dando leves batidinhas através do osso ocular até a região próxima às orelhas, onde se localizam alguns dos principais gânglios linfáticos do rosto (atrás do lóbulo da orelha).
Utilize ambas as mãos a fim de executar o procedimento em ambos os olhos simultaneamente.
Repita esta sequência de movimentos tanto na parte inferior dos olhos quanto no osso próximo à sobrancelha por cerca de 3 vezes.
Logo após, posicione o dedo indicador atrás das orelhas e o anelar rente ao lóbulo, à lá o gesto “paz e amor” com a orelha no meio, e pressione os dedos contra esta área a fim de liberar o líquido drenado.
Difícil de entender? Assista ao vídeo!
Bolsa e Inchaço nos olhos
Visto que estamos tratando de retenção de líquidos, não há como deixarmos de correlacionar o inchaço ao redor dos olhos com a ingestão demasiada de sal e álcool, principalmente antes de dormir. Isto entra no caso “evitável”, mas convenhamos, nem sempre é tão “evitável” assim… Então, passamos para a remediação.

Solução matutina para os olhos inchados das baladeiras: Chá!

O chá de camomila é famoso por seu efeito “calmante”. Contudo, no Caso do Olho Inchado, saquinhos de chá verde ou preto são melhores opções. A cafeína presente em ambos possui efeito vasoconstritor e, assim sendo, atua de forma a estimular os vasos sanguíneos induzindo a redução do inchaço nos olhos.
Mergulhe os saquinhos do chá escolhido em água fria/gelada e deixe-os sobre as pálpebras por cerca de 10 minutos. Com leves movimentos, pressione os saquinhos de chá contra o osso da órbita ocular, esta pressão também irá contribuir para drenar o excesso de líquido retido.
Ademais, a própria temperatura da água já atua eficientemente na vasoconstrição tanto que, caso você queira um “remédio” ainda mais rápido contra as bolsas e inchaço nos olhos, eis aqui outra receita geladinha:
Encha uma forma de gelo com chá verde (ou preto) bem forte. Depois de congelado, basta envolver os cubos de chá numa toalhinha e pressionar gentilmente contra o osso ao redor dos olhos, executando assim também um movimento de drenagem.
Problema remediado, agora é gora de falarmos sobre prevenção.

Como prevenir bolsas e inchaço ao redor dos Olhos

Como Acabar com Bolsas e Inchaço nos Olhos olhos inchados

Mudança de hábitos!

  • Evite a ingestão de álcool e alimentos ricos em sódio antes dormir.
  • Pela manhã, inclua bananas na sua refeição matinal. O potássio presente nas mesmas colabora para eliminar a retenção de líquidos no corpo. Chás e sucos com efeito diurético também são excelentes opções contra o inchaço corporal (Ex: Melancia, Abacaxi, Melão, Pêra, Misturebas, etc..).
  • Beba água suficientemente ao longo do dia. Caso sua rotina não inclua uma adequada ingestão de água, a tendência é que o corpo retenha todo líquido ingerido como uma “resposta, reação e prevenção”. Afinal, nosso corpo é sábio. Caso não provemos aquilo que ele precisa, o corpo fará o possível para guardar e economizar a substância que lhe é escassa.
  • Não chore antes de dormir!!! Bom, dispensa explicações… rs
  •  Adote algum cosmético como tratamento auxiliar caso você sinta necessidade. De preferência, procure um dermatologista a fim de adquirir algo realmente eficaz.
Lembre-se:  Aquilo que funciona maravilhosamente bem na “Guru de Beleza Fulana”, pode não funcionar em você.
Já que indicações são sempre bem vindas, eis aqui dois produtos supimpas cuja formulação inibe e/ou reduz o inchaço na área dos olhos, os quais EU uso, adoro e funcionam em MIM:
Its Potent Benefit Epidrat Olhos

> EPIDRAT Olhos “Possui fórmula inovadora capaz de clarear as olheiras e atenuar a aparência das bolsas sob os olhos. EPIDRAT Olhos possui em sua formulação as vitaminas A e E que agem melhorando a elasticidade da pele, estimulando a produção de colágeno e bloqueando a ação dos radicais livres. Reduz visivelmente os sinais da idade com o uso contínuo. Produto hipoalergênico (formulado de maneira a minimizar o possível surgimento de alergia). Não contém parabenos, propilenoglicol, essência ou emulsionantes.” (Resenha em Breve…)
> It’s Potent! Eye Cream da Benefit Apesar de ser categorizado como “antiolheiras”, este creminho é tão potente que realmente sinto uma diminuição drástica e imediata no inchaço dos olhos logo ao aplicar. Aliás, sinto efeito maior sobre o inchaço do que sobre as olheiras…. Mas gosto ao cubo! (Resenha em breve…)
Diz a Marca: “ É um tratamento para os olhos clareador e redutor de olheiras. Seus olhos não sabem guardar segredo…Eles são os primeiros a mostrar sinais de idade e stress!
Este poderoso creme para os olhos contém complexo de peptídeos, que é conhecido por ajudar a restaurar a elasticidade e a firmeza, esconder os círculos escuros e ajudar a disfarçar as linhas finas, para que os olhos fiquem mais jovens e radiantes! Sua mistura de extratos botânicos hidratantes inclui extrato de maçã, conhecido por auxiliar a impulsionar o colágeno, e extrato de nêspera, conhecido por ajudar a proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres.” - Comprei na Loja Luxobazar.

É claro que se as bolsas e o inchaço ao redor dos olhos ainda persistirem após todos estes truques, além de consultar um dermatologista ou endocrinologista, há como usarmosTruques de Maquiagem (aliás, estamos com um curso gratuito de automaquiagem aqui no AB, participe!) para camuflá-los. Assunto para outro artigo (ou Vídeo Tutorial, que tal?)…
Beijos no coração
Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
facebook.com/acordabonita
youtube.com/acordabonita


Gosta de assistir tutoriais de maquiagem no YouTube?
Então confira o artigo (seleção criteriosa com os melhores vídeos tutoriais de cada um!):

Os melhores gurus de maquiagem e beleza do YouTube

melhores gurus de maquiagem e beleza do youtube lista

Leitura Sugerida:
- Burt’s Bees: Os melhores cosméticos naturais chegam ao Brasil!
- Rosto Radiante com Argan Oil Josie Maran – Óleo de Argan para a Pele
- Peeling Facial À Base De Vitamina A (Ácido Retinóico)
- Curso De Automaquiagem – Lição 1: Para Se Maquiar É Preciso…
- Maquiagem Duradoura Para Dias Quentes – 12 Dicas De Maquiador
– Kit Básico de Maquiagem Parte 1: Maquiagem Facial
- Quais Pincéis De Maquiagem São Necessários, Básicos E Indispensáveis?
- Ritual de Beleza para uma Pele Linda, Limpa e Saudável – Dica da Leitora
- Teste de Oleosidade – Qual é o Grau de oleosidade da sua pele?
- Como Escolher O Tom Da Base Pela Internet? – 4 Passos Infalíveis (Ou Quase)