3.12.2012

Carne: 100% água e proteína vegetal

CARNE FEITA DE ÁGUA E PROTEÍNA VEGETAL: AVANÇO OU PERIGO À VISTA?

Carne feita de água e proteína vegetal: avanço ou perigo à vista?
Carne 100% água e proteína vegetal pode agradar vegetarianos, mas é preciso acompanhamento de um profissional.

A ciência cresce a olhos vistos beneficiando várias áreas como a medicina e a alimentação. Imagine uma carne feita 100% de água e proteína vegetal. Segundo a imprensa inglesa, os vegetais são fervidos a uma temperatura alta, depois resfriados até que as moléculas de proteínas comecem a se juntar, formando cadeias de fibras para, por fim, chegaram à forma de carne animal. A criação de uma empresa inglesa pode agradar aqueles que procuram eliminar o consumo de carne vermelha e, também, aos vegetarianos, mas é preciso ter cuidado.

De acordo com a nutricionista Mariana Froes, é preciso ficar bastante atento aos aditivos químicos colocados neste produto. Segundo a especialista, quando um vegetal é elevado a uma temperatura muito alta, esta ação se torna prejudicial. “Pelo que li a respeito eles fervem a uma temperatura extremamente alta, fazendo assim com que boa parte dos nutrientes se perca”, explica Mariana Froes.
Para a nutricionista, apesar de esta invenção ser uma opção aos vegetarianos, uma dieta sem proteína animal deve se acompanhada por um profissional. “Algumas vezes o vegetariano opta por não comer carne, mas também não consome os vegetais de forma adequada. Numa dieta vegetariana é necessário que se tenha uma alimentação equilibrada, para que a proteína animal seja substituída por outras fontes de proteína vegetal”, explicou. “Precisamos também acompanhar a vitamina B12, que tem sua fonte na proteína animal. Alguns vegetarianos precisam de suplementação desta vitamina”, acrescentou.
Ainda segundo a especialista, a composição nutricional desta carne feita com água e proteína deve ser conhecida por quem pode vir a consumir o produto. “A informação é importante para saber exatamente quais os nutrientes que ela contém. Não há como sabermos, por exemplo, quantas calorias o produto tem. Precisamos primeiro conhecer a sua composição. A forma como ela for preparada também pode aumentar o número de calorias”, disse.
Proteína animal
Mariana Froes explica que, para quem quer perder peso, a proteína animal não precisa ser retirada, mas apenas ingerida de maneira inteligente. “Escolhendo os cortes magros e equilibrando com a dieta, a proteína animal é importante, pois fornece muitos nutrientes. Se o objetivo for a perda de peso, ela não deve ser excluída da dieta”, alerta.
Obs. O produto ainda não está sendo comercializado.

Nenhum comentário: