3.11.2012

Limão ajuda no controle da glicemia e no combate à osteoporose

Além de rico em vitamina C, fruta facilita o processo de digestão.
Nutricionista indica limonada suíça para aproveitar suas propriedades.

Graciela Andrade São José do Rio Preto, SP


Galego, cravo e siciliano são algumas das 70 variedades de limão que existem no mundo. No Brasil, o tipo mais comum é o tahiti. O brasileiro já se acostumou a usá-lo em doces, bolos, sucos e temperos, mas muitos não conhecem todas as qualidades dessa fruta. A primeira delas é que ela é rica em vitamina C.

“A vitamina C melhora todo o aspecto imunológico do paciente. É comum as pessoas tomarem cápsulas dessa vitamina para não ter resfriado, mas não tem essa necessidade, o próprio suco do limão quando consumido já traz esses benefícios”, explica Maristela Tonon Rui, endocrinologista.

O ideal é consumir o suco de um limão por dia para garantir a quantidade diária recomendada da vitamina. Uma dica é espremer o limão em uma colher de sopa e tomar antes das refeições.
O bagaço do limão, a parte branca e a polpa, também são ricos em pectina, uma fibra solúvel que além de facilitar a digestão, regula a absorção dos açúcares diminuindo assim a sensação de fome. “Você consegue controlar a glicemia, isso é importante inclusive para o diabético”, alerta a endocrinologista.
Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.

O limão também tem dez vezes mais ácido cítrico do que a laranja. Por controlar a acidez do estômago e do intestino, o limão também é indicado em casos de diarréia, azia e má digestão. Além disso, a fruta ainda ajuda a combater a osteoporose.
Para aproveitar tudo o que a fruta oferece - inclusive a casca - um jeito interessante é fazer uma limonada suíça. “Para um litro de água, use três limões. Pode-se adoçar com meia lata de leite condensado, açúcar ou adoçante. Quanto mais tempo a mistura for batida no liquidificador mais cremosa ela fica”, indica Sandra Reis, nutricionista.

E uma dica importante. A limonada tem que ser tomada na hora, senão o suco fica amargo.
 

Nenhum comentário: