6.05.2012

Suplementos de ferro podem ajudar as mulheres a combater a fadiga


Estudo mostra queda de 50% dos níveis de cansaço sem explicação médica

RIO - Prescrever suplementos de ferro pode ajudar algumas mulheres com fadiga, mesmo que elas não tenham sido diagnosticadas com anemia, mostra uma nova pesquisa realizada na Suíça. Uma forte queda nos níveis do elemento é a causa mais comum de anemia que resulta em fraqueza, letargia e sensação de desmaio. Um estudo com 198 pacientes, publicado na revista científica da Associação Médica Canadense, mostrou que pílulas com ferro também podem ajudar aquelas com baixa moderada do nutriente. Tomar ferro demais, no entanto, pode ser perigoso.
Os pesquisadores observaram mulheres em idade reprodutiva, entre 18 e 53 anos, já que a menstruação diminui os níveis de ferro do organismo. Eles disseram que a fadiga sem causa aparente era um problema comum nos consultórios, mas ainda não se sabia se os suplementos poderiam ajudar estas mulheres.
Cerca de 200 pacientes com queixa de fadiga sem explicação médica participaram do estudo. A metade recebeu comprimidos de 80mg de ferro por dia, enquanto a outra metade recebeu pílulas de açúcar. O nível de fadiga foi avaliado numa escala antes do tratamento e após 12 semanas em que o uso do medicamento foi iniciado.
- Nós descobrimos que a suplementação de ferro por 12 semanas diminuiu os níveis de fadiga em 50% - disse ao site da “BBC” um dos pesquisadores, Bernard Favrat, da Universidade de Lausanne, na Suíça.


Nenhum comentário: