Encontrei uma revisão sobre mais de cem pesquisas sobre o vício do exercício e as consequências sobre o sono, humor, tensão e outras variáveis que sabemos serem influenciadas pela abstinência da prática esportiva. Será que existe mesmo uma razão para que eu “perca o sono” quando não corro, ou isso é fruto apenas da minha imaginação?
Neste estudo de 2011, feito por três pesquisadores brasileiros, são encontradas pistas interessantes para o nosso autoconhecimento. Aliás, logo no começo da publicação, os autores citam o primeiro estudo que investigou a relação entre a privação de exercício e o padrão de sono e bem-estar psicológico de corredores. Parece piada, mas foi muito difícil encontrar corredores dispostos a ficar sem treinar por um mês para participar do estudo, mesmo quando foi oferecido um incentivo financeiro!
Bom, vamos ao que interessa: e a conclusão desta revisão bibliográfica?
1- Sim, há indivíduos dependentes do exercício físico, muitos sendo considerados praticantes compulsivos;
2- Há diversas pesquisas indicando que a abstinência da atividade física altera (para pior) o humor, vigor, sono, ansiedade e outras variáveis relacionadas ao bem-estar;
3- A dependência do exercício acontece tanto entre homens e quanto entre mulheres.
Quer saber se você também faz parte dos viciados em exercício? Então responda as perguntas abaixo. Duas ou mais respostas positivas, indicam alta probabilidade de que haja dependência de atividade física, o que não é necessariamente algo ruim, desde que saiba administrar o “vício do exercício”. É o que eu faço, ou tento fazer…
a- A qualidade de seu sono piora no dia em que não treina?
b- Se ficar dois ou mais dias seguidos sem se exercitar, você começa a pensar que está engordando?
c- O seu estado de humor se altera negativamente quando não consegue correr/malhar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário