6.05.2012

AQUI, TEM "CAFÉ NO BULE" VAMOS CONTINUAR CRESCENDO E GERANDO EMPREGO.

Aqueles que apostam na crise vão perder, afirma presidenta Dilma Rousseff

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (05), em discurso na cerimônia de comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que aqueles que apostam na crise, "como apostaram há quatro anos atrás", "vão perder de novo".
Durante seu pronunciamento, a presidenta destacou que o governo já está tomando as medidas necessárias para enfrentar a crise econômica, mas disse que possui um "arsenal de providências" que ainda poderão ser adotadas.
"Quem aposta na crise, como alguns apostaram há quatro anos atrás, vai perder de novo. Enfrentaremos novas dificuldades com transparência, sem esconder problemas, mas com metódica e cuidadosa ação governamental. Vamos continuar crescendo, incluindo, protegendo e conservando o meio ambiente", afirmou a presidenta.
Evaristo Sá/France Presse
Em cerimônia de comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, Dilma falou sobre medidas econômica e a crise mundial
Em cerimônia do Dia Mundial do Meio Ambiente, a presidenta Dilma falou sobre medidas econômicas e a crise mundial
INVESTIMENTO
No discurso, Dilma disse que o Brasil está vivenciando a "segunda onda da crise internacional", que teve início em 2008 e 2009, e garantiu que o país saberá enfrentar essa experiência com "mais sabedoria ainda e com melhores instrumentos". De acordo com a presidente, o governo prepara medidas para estimular o investimento, que serão adotadas "sistematicamente".
"Essa nova onda que vem do exterior não pode derrotar os povos do mundo. Sistematicamente, tomaremos medidas para expandir o investimento público, estimular o investimento privado e o consumo das famílias. [...] As medidas necessárias estão sendo tomadas e ainda e ainda temos um arsenal de providências que serão adotadas quando necessário. Nos próximos meses, eu quero afirmar aos senhores, que o Brasil crescerá e nós manteremos as nossas políticas e o nosso compromisso com a sustentabilidade", destacou a presidente.
Em maio, o governo lançou uma série de medidas para incentivar os setores automotivo e de bens de capital, além do consumo em geral. O pacote inclui redução de impostos, aumento de prazos de financiamentos e corte de juros.
Entre as medidas, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) cobrado em todos os financiamentos para consumo caiu de 2,5% para 1,5%.
Outra medida foi a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) até 31 de agosto em até sete pontos percentuais, de acordo com o modelo e a cilindrada do veículo. A renúncia fiscal é estimada em R$ 2,1 bilhões.

MEIO AMBIENTE
Ainda sobre o cenário econômico internacional, Dilma disse que a crise não pode servir de pretexto para que os governos ignorem ações de proteção ao meio ambiente. "O que todos esperamos é que a crise mundial, gerada pelo excesso de ganância e pela falta de controle dos mercados, não seja um pretexto para uma vitória do excesso, da ganância e da falta de controle sobre recursos naturais", disse a presidente.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, Dilma reforçou a importância das práticas sustentáveis.
"Nós sabemos que é possível enfrentar essa crise e continuar defendendo o desenvolvimento sustentável. A crise não pode ser um argumento para que se interrompam as medidas de proteção ao meio ambiente, como não pode ser argumento para que se interromper as políticas de inclusão social. E nós estamos vendo que nada adianta defender políticas de ajuste, e sabemos disso porque sofremos isso na nossa própria pele, sem que o país cresça"

Nenhum comentário: